• Rota do Museu Vivo

    De Ourique a Castro Verde – IP2

Eventos culturais do Concelho de Castro Verde

Eventos culturais do Concelho de Castro Verde

Provavelmente, vem de longe e caminha a passos apressados na ânsia do Chegar ao Algarve…

Pare! Relaxe por terras dos Alentejo

A Rota do Museu Vivo situa-se sobre o IP2; inicia-se em Ourique e termina em Castro Verde: cultura, ancestralidade e modos próprios e únicos de vivência que, teimosa e sabiamente, marcam um tempo contrário ao stress que o acompanha numa ida corrida.

Percorra-o sereno, na brandura da calma da velha planície. Ganhe tempo ao tempo e viva, pleno de sabores e sentires, esquecendo os bulícios da “fugida” desenfreada que nos marcam a vida.

Por aqui, sinta o cheiro das mudanças de estação;  saboreie o “Cante”; viva a gastronomia; apaixone-se na imensidão das gentes; deslumbre-se na pacatez e na inocência de um tanto que ainda existe; cative-se no encontro do inesperado: Rota do Museu Vivo – cultura e tradição.




  • Ponto 1

    Ourique– esta pequena vila (capital do Porco preto) merece, e muito, a sua paragem: entre a traça de um casario alentejano, deguste a excelente gastronomia.

  • Ponto 2

    Grandaços – destaca-se, no interior alentejano, por  características que fazem desta povoação um Museu vivo:  a simplicidade das suas gentes; a manutenção de hábitos e costumes impressos no presente dos seus habitantes; a existência de produtos naturais; o uso de objetos que há muito se substituíram por outras tecnologias; e, a forma como nos é permitido integrar estas vivências. Se está a planear realizar esta rota: leia os artigos (Maria Vitória Nobre; Leite de Cabra; Museu Vivo; e, a Mula); pergunte à D. Clara se pode ver o seu museu e compre alguns produtos, derivados de leite, na casa da D. Maria Adelina.

    Carroça - Museu vivo – Grandaços – Concelho de Ourique - Alentejo

    As carroças são presente impresso nas vidas do campo – Museu vivo – Grandaços – Concelho de Ourique – Alentejo.

  • Ponto 3

    Piçarras – a povoação é linda; a traça arquitetónica do Alentejo é visível no casario: os bancos nas frentes das casas intimam ao descanso e à tertúlia com os vizinhos; os varais de roupa encantam as janelas e as fachadas das casas; a brancura das habitações e o colorido das barras contrastam com as fitas das portas (impedem a entrada de insetos); as flores; os vasos…hábitos e costumes seculares estão presentes na vida das suas gentes. Não se esqueça: visite o Largo 25 de Abril.

  • Ponto 4

     Ribeira das Piçarras –  a Ribeira das Piçarras é fonte de vida na região e proporciona passeios pedestres inesquecíveis. Os campos envolventes integram   a  Zona de Proteção Especial de Piçarras – criada com o objetivo de aumentar a área de proteção de espécies de aves estepárias em riscos de extinção. A abetarda, a cegonha, a garça, o francelho, o  peneireiro-das-torres, o sisão, o alcaravão, o rolieiro,  o grou, a águia-caçadeira, o tartaranhão, o cortiçol de barriga-preta, a calhandra-real … são aves que consolidam os seus habitats nesta zona.

  • Ponto 5

    Castro Verde – a região de Castro Verde é profundamente rural. A pura comunhão do homem com a natureza, através de práticas ancestrais, determinou a classificação: Reserva da Biosfera da UNESCO.

    Práticas centenárias de uma agricultura extensiva respeitam o habitat de, entre outras, aves como a abetarda, o sisão e o peneireiro das torres.

    Rua com árvores e casas

    O casario envolvente. à Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição, mantém a traça e o colorido que caracteriza os tempos antigos.

  • Ponto 7

    Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição – imponente, marca a paisagem e é parte dos corações das gentes da vila e de todo o concelho. Enlaces, despedidas, comunhões… marcam memórias e eternizam laços de afeto.

Pontos de interesse em Rota do Museu Vivo



Booking.com


    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • a casinha do rui030 768x511

    A casinha do Rui: vista de mar e cidade

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Centro de Saúde de Castro Verde

Sede

Morada: Av. General Humberto Delgado
7780-909 Castro Verde

Telefone: 286 320 140

Horário de Funcionamento:

  • De segunda a sexta-feira: 8h às 20h
  • Dispõe de um Serviço de Urgência Básica: aberta 24h/dia.
Extensões de Saúde

Casével

Morada: Rua do Altinho
7780-020 Casével

Telefone:  286 944 136

Horário :
4ª Feira:14:00 – 20:00
4ª Feira:08:00 – 14:00

Entradas 

Morada: Rua Nossa Senhora da Esperança Entradas
7780-346  Entradas

Telefone: 286 915 214

Horário :
De 2ª a 6ª Feira:08:00 – 20:00

Monte Sete 

Morada: Rua do Centro
7780-481 Santa Bárbara dos Padrões

Telefone: 286 495 555

São Marcos da Ataboeira

Morada: Largo 1º de Maio
7780-521 São Marcos da Ataboeira

Telefone:  286 320 140

Santa Bárbara dos Padrões 

Morada: Largo do Adro
7780-486 Santa Bárbara dos Padrões

Telefone: 286 935 127

Linha Saúde 24

Tel.: 808 24 24 24

Rua da Seara Nova
Castro Verde

ENDEREÇO
RUA MORAIS SARMENTO Nº 4
7780-999 CASTRO VERDE
Horário Normal: 
2ª a 6ª: 09.00-12.30
14.00-17.30

Mais impressões de Rota do Museu Vivo

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt