• Maria Vitória Nobre

    Grandaços

Vaidosas, deixámo-nos fotografar com os nossos belos aventais: ê cá sou do Alentejo e nasci no monte dos Geraldos;  ê cá sou do Alentejo e nasci no monte dos  Grandaços   - AlentejoTurismo

Vaidosas, deixámo-nos fotografar com os nossos belos aventais: ê cá sou do Alentejo e nasci no monte dos Geraldos; ê cá sou do Alentejo e nasci no monte dos Grandaços – AlentejoTurismo

Amigas

Dizem as vozes correntes que amizades facebokianas não são de confiar: desconfia, não acredites e esconde-te bem escondida.

Certo; provavelmente isso é ponto aceite e uma realidade para todos os povos. Para todos menos para as gentes genuínas do Alentejo.

Às vezes apanhamos nas trom(…;) mas duas “puro sangue” , de tão insólita região, reconhecem, de imediato, o quão verdadeiro faz parte de ambas.

E assim foi: um dia aceitei a amizade da D. Maria Vitoria Nobre  e identificámos, nesse mesmo momento, a pureza que é ponto assente das gentes por terras do Alentejo.  Convidada para o abraço e para fotografar uma linda povoação, parti cedinho.

Visita ao Museu Vivo que é os Grandaços – AlentejoTurismo

As surpresas

À minha espera: mil e uma surpresas.

Tantas que não sei qual delas destaque: uma recriação da ida ao poço; uma aula de como fazer uma rodilha (pano enrolado que permite segurar a quarta na cabeça);  umas sopas de tomate com cação; o retirar do presunto da salga (pela D. Maria Adelina); a visita a um museu particular;  relembrar a infância ao beber o Leite cabra; o provar os verdadeiros queijinhos da mais bela região de Portugal;  a visita ao Museu Vivo que é os Grandaços; o ser apresentada às gentes; a visita às tabernas…  a oferta de um talego (saco de pano elaborado com restos de tecido) e um avental com dizeres que me identificam e tocam.

Um dia tão grande que não sei como o descreva.

Sei que foi tão saboroso e gratificante que o AlentejoTurismo pede desculpa por não conseguir aceitar todos os convites que lhe chegam. Ser Alentejano è dar sem esperar receber em troca –  doarmos o nosso melhor.



Maria Vitória Nobre - Grandaços – Ourique - Alentejo

Um Alentejo puro – pela mão da D. Maria Vitória Nobre – AlentejoTurismo

Quem é a D. Maria Vitória Nobre?

A D. Maria Vitória Nobre é conhecida por dois motivos: os seus bonecos (como habitualmente designa um artesanato único que sai das suas mãos: representações de hábitos e costumes de um Alentejo de outrora); pelos seus caderninhos.

Os seus caderninhos estão repletos de memórias dos tempos idos – conta, na primeira pessoa, a vida dum tempo que não o de agora (registos históricos da mais bela região portuguesa).

Um deles é muito especial e aguarda um patrocinador para ser publicado: conta, na forma escrita,  todas as famílias dos Grandaços; no fundo, é a história de todo um povo. Acredito que estas minhas palavras ajudarão a converter em livro tão importante escrito.

E, após muitas palavras, decidiu o AlentejoTurismo, editar, de forma online, o livro da D. Maria Vitória Nobre. Chamar-se-á “As memórias do meu povo” e será integrado no Concelho de Ourique. Está, para breve a primeira de muitas páginas.






Escritos do caderninho

A saudade

Tudo o que está nesta sala

Ao meu pai faço homenagem

Ele  foi agricultor

Homem de  grande coragem

Sua geração era enorme

Família de tradições

Seu nome Zé Alexandre

Seu apelido Simões

Tive  um amigo na vida

Um amigo de verdade

Esse amigo  foi-se embora

Mas deixou muita saudade

Se o meu pai voltasse um dia

Ficava  feliz  comigo

Ele sempre me apoiou

Foi  o meu melhor amigo

Suas netas o adoravam

O avô  Zé era querido

Seu nome Zé Alexandre

Nunca será esquecido.

Eu sempre gostei de ler

Com  o meu pai por companheiro

Nós éramos uns  sonhadores

Corríamos o mundo inteiro

A nossa vida dava um  livro

Daqueles de ficção

Só  o que está lá escrito

Não e imaginação

As histórias  que o pai me contava

Para eu adormecer

Eram contos tão bonitos

Coisas do enternecer







Pontos de interesse em Grandaços



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • porto de pesca sines01 768x512

    A casinha do Rui

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

    • 222130618 768x512

    Castle in Blue Apartments

Centro de Saúde de Ourique

Sede

Morada: Rua da Misericórdia, Apartado 4
7670-262 Ourique

Telefone: 286 510 300

Email: csourique@ulsba.min-saude.pt

Extensões de Saúde

Garvão

Morada: Rua da Sardoa
7670-142 Garvão

Telefone:  286 555 129

Panóias

Morada: Largo do Terreiro, 27
7670-405 Panóias

Telefone: 286 563 138

Santana da Serra

Morada: Rua Dr. José Silva Cristina
7670-613

Telefone: 286 545 125

Santa Luzia

Morada: Largo Poço da Praça
7670-503 Santa Luzia

Telefone:  283 691 193

Saúde 24 – 808 24 24 24

R ENG DUARTE PACHECO Nº 25, OURIQUE
7670-999 OURIQUE

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 17:30

Mais impressões de Grandaços

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt