
Simples, por amor ao Alentejo, muitos dos homens regressam à sua Aldeia para, junto dos amigos de longos anos, dar Voz a um modo simples de vivência que carateriza as gentes da planície; Cantar os Reis; Cantar dos Santos Reses; Cantar os Reis; Barbacena; Concelho de Elvas; Alentejo.
Cantar os Santos Reses
O Grupo de Cantares dos Santos Reses (Barbacena, Concelho de Elvas), todos os anos, na noite de 5 de janeiro, entoa e cumpre uma das mais bonitas tradições do Alentejo: Cantar os Reis.
Outrora, esta tradição permitia abonar de alimentos os mais desfavorecidos; hoje, mantêm vivo o “saber quem somos”.
Simples, por amor ao Alentejo, muitos dos homens regressam à sua Aldeia para, junto dos amigos de longos anos, dar Voz a um modo simples de vivência que caracteriza as gentes da planície. Colocam boina, vestem capote, cantam de porta em porta em porta.

Simples, por amor ao Alentejo, muitos dos homens regressam à sua Aldeia para, junto dos amigos de longos anos, dar Voz a um modo simples de vivência que carateriza as gentes da planície; Cantar os Reis; Cantar dos Santos Reses; Cantar os Reis; Barbacena; Concelho de Elvas; Alentejo.
Porta fechada, ouvidos à escuta
No lado de dentro, sempre com a porta fechada, as famílias escutam, no escondido das janelas, um dos sons mais genuínos e antigos de uma das regiões mais bonitas do Mundo.
Depois, a porta abre-se, os cantores são convidados a petiscar, de uma mesa bem composta, e recebem um pequeno donativo que fará face aos gastos de uma gigante açorda.
Lá dentro, entre um e outro copo (uma deliciosa ginjinha, o velho anis ou um dos tintos da região) canta-se Alentejo: são as modas e o Cante, os petiscos servidos, em sinal de agradecimento, nas casas de Barbacena.
Imperdível
- Passear pela localidade;
- a Igreja de Nossa Senhora da Graça;
- o Pelourinho do século XVI;
- a Igreja Matriz construída em 1273,
- o Castelo;
- as várias fontes e bicas.
-
Nas proximidades, no Concelho de Elvas:
- as portas de Vila Fernando;
- as chaminés de Vila Fernando;
- Anta dos Serrones (Monte dos Serrones);
- Anta de D. Miguel, na Herdade da Fontalva;
- outros monumentos pré-históricos;
- Elvas (uma das mais bonitas cidades portuguesas);
- as fortificações de Elvas ( consideradas pela UNESCO como Património da Humanidade):
- o Aqueduto da Amoreira, em Elvas;
- Terrugem (localidade próxima);
- Vila Boim (localidade próxima)
- visitar a alfaiataria dos Capotes alentejanos, em Santa Eulália.
O que comer?
- A gastronomia da região de Elvas é muito rica e variada. De salientar que a primeira Pousada de Portugal abriu em Elvas, em abril de 1942 com o nome de Santa Luzia. Foi aí, diante da chegada de dezenas de pessoas para uma refeição, que nasceu o bacalhau dourado, feito com ovos e batata palha frita, que lhe conferem a cor do ouro e um sabor único, muito apreciado.
- Galinha tostada;
- galinha de tomatada;
- tiborna;
- carne do alguidar;
- migas (de batata, de alho e de espargos);
- tomatada de carne;
- migas:
- peixe do rio;
- doces: Sericaia (ovos, leite, açúcar, farinha e canela, acompanhado pelas tradicionais Ameixas d’Elvas); Pão de rala; Tarte de requeijão; Bolo de mel e noz; Bolo de cenoura;
- outros pratos alentejanos.