• Primavera

    Concelho de Castro Verde

Flor azul e amarela

Encontrei a Primavera Lá em baixo no jardim Encontrei a Primavera Lá em baixo no jardim (Excerto da “Moda” – Cante – Primavera)

A vasta paisagem desarborizada do “Campo Branco” é uma das mais impressionantes de Portugal.

A imensidão da planície, que se estende a perder de vista, apresenta-se em constante mutação e os seus tons encantam – qualquer que seja a estação.

No entanto, a primavera é puro deleite aos sentidos: verde, rosa, amarelo, vermelho… a cor impregna a paisagem de pura sedução.



Campos com flores amarelas e brancas

Lá nos campos, verdes campos Eu fui apanhar marcela Daquela mais miudinha Daquela mais amarela (Excerto de uma “Moda” – Cancioneiro popular)

São singelas e de tamanho diminuto; no entanto, florescem, em simultâneo, milhões de flores que cobrem a planície de cor e sedução: uma gigante paleta repleta dos mais nobres tons.

As estevas, os pimpilhos, a sevagem, as magarças, as papoilas, o trigo, a cevada… matizam a paisagem em constante mutação.

Nos campos de Castro Verde, os machos de abetarda (Otis tarda) estão em plena época de paradas nupciais. Os machos juntam-se em descampados, reviram as asas e a cauda,  enchem o peito e executam  as danças nupciais.

Os sisões, embora mais discretos e solitários, exibem a sua plumagem.

Chegam as andorinhas e  adornam os beirais do telhados; chegam as cegonhas e ampliam a população residente… luz, vida e cor dão novo alento à planície: estamos em plena Reserva da Biosfera da UNESCO.

Campos cor de rosa

Como vai, como vai a Primavera  Ela vai, ela vai assim assim  Como vai, como vai a Primavera  Ela vai, ela vai assim assim                                                                                                               (Excerto da “Moda” – Cante – Primavera

A riqueza natural do concelho, os hábitos e costumes das suas gentes, a grandeza da planície e a imensidão que distingue do comum: traçam a intocabilidade  –  um dos últimos paraísos a nível europeu.

Toda a região é aconselhada pelo alentejoturismo.pt.

Pontos de interesse em Alentejo (Primavera)



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Calmaria Guesthouse

    Chalé da Baía

    Casa do Escritor

    Castle in Blue Apartments

    Hotel Apartamento Sinerama

Toggle Content goes here

Mais impressões da “Primavera”

Guida Brito
Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt