• Flora Ferreira

    Da Cidadania Ambiental ao Plogging





Flora Ferreira, escritora de “Da cidadania ambiental ao Plogging”; AlentejoTurismo. (Foto cedida por Flora Ferreira)

Flora Ferreira – Da cidadania ambiental ao Plogging

Lanças-me um grande desafio para o qual não sei se estou preparada … falar de mim é(-me) sempre estranho, apesar de me considerar extrovertida e extremamente comunicativa.

Defino-me como operacional, pessoa do terreno e sempre pronta a meter mãos à obra (não me revejo em “etiquetas” nem em trabalho burocrático); é no terreno que sinto que posso contribuir e, nele, sem “peneiras”, sinto-me completa, dou o melhor de mim e tento ser/dar exemplo do que/como se pode contribuir para o bem-comum (e como eu acredito no poder do exemplo ..!!)

Quanto ao percurso académico (foi uma escolha pessoal e, na época, não foi relacionado com área profissional) – desenvolvi-o já na idade adulta pelo que o procurei e escolhi precisamente pela minha crescente preocupação com aspetos de cariz socioambiental; muito devido à consciência do estado do Planeta,  por considerar muito ter a aprender, a descobrir e a fazer na área da cidadania ambiental.

Contudo, na reta final do mestrado, surge-me a oportunidade de, profissionalmente, aliar as duas áreas de formação e trilhar pela educação ambiental – área que me satisfaz plenamente e na qual reconheço que muito há a fazer.




Flora Ferreira, escritora de

Flora Ferreira, escritora de “Da cidadania ambiental ao Plogger”; AlentejoTurismo. (Foto cedida por Flora Ferreira)

Cuidar e Preservar:  Da cidadania ambiental ao Plogging

Quanto a “etiquetas”, creio que – Da Cidadania Ambiental ao Plogging– é a correspondência perfeita. Ela engloba tudo e (é o lado pessoal que me/nos) cria condições para o bom desenvolvimento da Educação Ambiental (caso contrário haverá um fosso entre o que “se apregoa e pratica”, o que descredibiliza e o que mais abomino).

A Cidadania Ambiental visa:

  • conhecer os problemas ambientais e sociais, enquadrados no contexto atual;
  • desenvolver capacidades de motivação dirigida para a modificação de atitudes e comportamentos definindo ações que conduzam à sustentabilidade;
  • planear e agir com (e não para) os cidadãos, nomeadamente através de técnicas interativas de participação pública e gestão de conflito, estimulando o exercício de uma cidadania mais informada e proactiva:
  • em pleno exercício da cidadania ambiental: o Plogging – modalidade que alia a caminhada à preservação da natureza e que se estende a todas as pessoas – proporciona inúmeros benefícios à saúde e à comunidade.

“A Cidadania Ambiental reporta a todas as atividades que intentam melhorar o nível de conhecimento da sociedade, a começar pelas crianças e pelos jovens mas envolvendo também as comunidades.

Refere-se ao conjunto de condições que possibilitem ao ser humano atuar na defesa da vida. Trata-se da participação de cada cidadão, de qualquer lugar do mundo, para a promoção do equilíbrio ambiental do planeta.”

Minha história nesta senda …

Flora Ferreira

28/07/2021






t

Flora Ferreira, escritora de

Flora Ferreira, escritora de “Da cidadania ambiental ao Plogging”; AlentejoTurismo. (Foto cedida por Flora Ferreira)

Flora Ferreira

Licenciada em Educação (maior em educação, menor em pedagogia social e da formação), pós-graduada em Gestão Autárquica e Modernização Administrativa: Os novos desafios do Poder Local, e mestre em Cidadania Ambiental e Participação. Funcionária da Câmara Municipal de Sines desde 2005, é Técnica Superior e integra o Serviço de Ambiente, Conservação da Natureza e Saúde desde março de 2015.

Desde então é agente de Educação e Sensibilização Ambiental no município, responsável pelo desenho, implementação, acompanhamento, dinamização e avaliação dos Programas de Educação Ambiental dirigidos, principalmente, à comunidade escolar, do pré-escolar ao ensino secundário e profissional, o que abrange todas as escolas e alunos do concelho, bem como das demais atividades desenvolvidas, nomeadamente, no âmbito dos Programas Eco-Escolas e Bandeira Azul.

Com especial enfoque nas problemáticas “resíduos”, “lixo marinho” e “conservação da natureza” tem, ao longo dos anos, promovido e acompanhado diversas ações de voluntariado socioambiental em prol do património natural e paisagístico da região, no âmbito dos projetos “Rota Vicentina”, “Coastwatch”, “vamos limpar a nossa praia”, “mãos à obra”, “caça à beata”, “o mar começa aqui” e (re)plantações com a “Terra de Esperança”, entre outras promovidas pela Liga de Proteção da Natureza, Associação Brigada do Mar, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Associação Bandeira Azul da Europa, Associação Portuguesa de lixo Marinho, Fundação Oceano azul, Fundação Galp e Fundação Repsol.

Em pleno exercício da cidadania ambiental, mais recentemente descobre e adere ao Plogging.

Com Flora Ferreira, “Vamos” iniciar o Plogging no AlentejoTurismo.

Mais impressões de Flora Ferreira

 

 

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt