• Borrachos e Machos

    Curiosidades do Alentejo

Borrachos – pombos - Alentejo

As crias dos pombos chamam-se “borrachos” e são alimentados pelos pais durantes os primeiros dias com uma substância que os pais regurgitam – borrachos – pombos – Alentejo

Borrachos e Machos

Sabe o que são borrachos? E machos?

Engana-se.

Os borrachos

No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer uns borrachos” faz todo o sentido e é, comummente, proferida pelos seus habitantes.

Os borrachos integram a gastronomia alentejana e são uma excelente iguaria que pode encontrar, a pedido, em qualquer velha taberna.



Borrachos – pombos - Alentejo

Sabe o que são borrachos? E machos? Engana-se. No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer um borracho” faz todo o sentido e é, comumente, proferida pelos seus habitantes – borrachos – pombos – Alentejo.

Os machos

Os machos: contrariamente ao que seria suposto, são estéreis. O macho é um mamífero híbrido originário do cruzamento de um cavalo e de uma burra. A esterilidade advém do número irregular de cromossomas.

Devido à sua robustez e adaptabilidade são usados na montaria,  no transporte de carga e os responsáveis  pelo movimento das carroças.

Borrachos e Machos – no Alentejo, “comem-se borrachos e montam-se  machos”. Os  textos de cariz brincalhão fazem justiça à simplicidade das gentes do Alentejo.

Como visitar?

  • Facilmente observáveis: nos montes, nas aldeias e nas cidades do Alentejo.

Pontos de interesse em Alentejo



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • porto de pesca sines01 768x512

    A casinha do Rui

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

    • 222130618 768x512

    Castle in Blue Apartments

Mais impressões de Borrachos e Machos



Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt