
Tear – D. Isabel Lança – A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus; Concelho de Castro Verde; Alentejo
A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus
Visitei “A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus” e fiquei encantada. Adorei a sua história e o intuito de reavivar memórias e tradições, recriando o Ciclo da Lã.
Além da confeção das mantas de lã, o grupo de artesãos recupera o artesanato típico da região alentejana (peúgos de linha, talegos, bordados, rendas, toalhas de linho, bainhas abertas…).

Realço, com mérito, as bonecas: negras, mulatas, ruivas, louras e morenas: promovem a igualdade e inibem o desenvolvimento de ideias que excluam membros da raça humana. Promovem a aceitação e a integração.
Bonecas e bonecos
Realço, com mérito, as bonecas: negras, mulatas, ruivas, louras e morenas: promovem a igualdade e inibem o desenvolvimento de ideias que excluam membros da raça humana.
Promovem a aceitação e a integração; dão à criança a oportunidade de escolha, não baseada em convenções impostas, e de se identificar no Universo, desenvolvendo a autoestima e válidas crenças autossignificantes.
E este, também, é um espaço de crianças, uma verdadeira escola: rodeados de boas práticas, de excelentes valores e de afetos, aprendem, ao lado dos progenitores, os segredos do trabalho nos teares.
Dispõem de uma sala própria, equipada com teares, lãs, tecidos… São felizes e é notória a satisfação, o gosto pela aprendizagem.

Peças de roupas velhas dão origem a tapetes e mantas – A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus; Concelho de Castro Verde; Alentejo
A história
O grupo surgiu em 1998, no âmbito de um projeto de trabalho da Escola Básica 1 de Viseus, pelas mãos da professora Maria José Silva e dos seus alunos, tendo em vista a ligação da escola à comunidade, através da transmissão de saberes na área do Artesanato. Na época, recriaram o Ciclo do Linho com o objetivo de preservar hábitos artesanais.
Acarinhado desde o início, o projeto desenvolveu-se graças ao trabalho incansável de 17 mulheres dos VIseus, às quais se foram juntando, progressivamente, outras mulheres e homens, chegando a ter mais de 70 sócios.
A participação das crianças alargou-se a outras escolas que visitaram a Associação e nela desenvolveram atividades, no âmbito do projeto Mini Dobadoira.
Tudo foi possível graças à participação ativa de muitos sócios e, sobretudo, ao apoio incondicional da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, da Câmara Municipal de Castro Verde, da Esdime, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, do Ministério da Educação, do IEFP e de tantos amigos que ajudaram. Infelizmente, a escola fechou e o projeto terminou.

Visitei “A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus” e fiquei encantada. Adorei a sua história e o intuito de reavivar memórias e tradições, recriando o ciclo da lã. Além da confeção das mantas de lã, o grupo de artesão recupera o artesanato típico da região alentejana (peúgos de linha, talegos, bordados, rendas, toalhas de linho, bainhas abertas…). – A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus.
Reabertura
Doze anos depois, a Professora Maria José Silva (uma grande senhora, presente desde sempre, mãe de todo o projeto, e que nunca desistiu de, com muito mérito, trazer luz e vida à povoação) e as sócias fundadoras (perdoem-me, vou sobressair o nome da D. Irene Lança que me convidou e recebeu com tanto carinho e disponibilidade) decidiram dar vida e luz a um caminho que se prevê grande e pleno de mérito: reabriram “A Dobadoira – Associação de Artesãos – Viseus”
Como visitar?
São apoiadas pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, pela Câmara
Municipal de Castro Verde e esperam que você (que me lê) se torne sócio da associação, dando esperança à continuidade de um projeto tão rico e grandioso.
-
Horário:
Todos os sábados, às 14 horas.
-
Para outros horários, utilize os seguintes contactos:
sede: Centro Comunitário dos Viseus
Apartado 219
7780 Castro Verde
Email: dobadoira@gmail.com
Imperdível
- Passeio a pé pela localidade;
- Rota das Abetardas
- Castro Verde
- Rota da Batalha de Ourique
- Rota EM535 – Rota da Aldeia Comunitária
- Namorados
- Santa Bárbara dos Padrões
- Sete
- A-do-Corvo