Harmonia entre a serra, a planície e o rio
A Vila de Frades situa-se a 2 km da Vidigueira. Existem caminhos campestres, de grande beleza, que ligam as duas povoações; o percurso é fácil e aconselhado pelo AlentejoTurismo.
A sua praça central é adornada de laranjeiras que lhe conferem luz, cor e sedução.
Casas burguesas, ruas limpas, velhas adegas, ferragens nas janelas, a bordadura colorida das casas… um muito de olhar e encanto fazem desta povoação um destino obrigatório.
Os sons do Alentejo: pureza de ser e estar.

A Vila de Frades situa-se a 2 km da Vidigueira. Existem caminhos campestres, de grande beleza, que ligam as duas povoações; o percurso é fácil e aconselhado pelo alentejoturismo.pt.
Harmonia entre a serra, a planície e o rio
O Concelho da Vidigueira está delimitado pela Serra do Mendro a norte, pelo rio Guadiana a leste e pela planície que se estende até perder de vista para sul.
A harmonia entre a serra, a planície e o rio ditam a riqueza das terras, onde proliferam as hortas, laranjais, vinhas, olivais e os campos de cereais. Excelente vinho e excelente gastronomia conjugam-se em sabores únicos.
Capital do vinho da talha
Vila de Frades é considerada a capital do vinho da talha – antigo método de produção vinícola, usado sobretudo para vinhos brancos, desenvolvido pelos “romanos” e que terá chegado à região há dois mil anos.
As uvas esmagadas são colocadas dentro das talhas de barro e ficam a fermentar, durante vários meses, em cima das massas formadas pelas películas do fruto, saindo depois o líquido para o exterior, através de uma torneira, límpido e puro.
O contacto das massas com o líquido e a porosidade da talha de barro conferem ao vinho características únicas.
No Alentejo, na época romana, a cultura da vinha era uma realidade: ao longo dos tempos, a técnica de fazer vinho em talhas foi sendo passada de geração em geração, de forma quase imutável (passando de avós para pais e de pais para filhos através da sabedoria popular).
Os vinhos mais famosos e apreciados do Mundo
Hoje, os vinhos do Alentejo e, particularmente, os vinhos de castas brancas da sub-região vitivinícola da Vidigueira (da qual, faz parte Vila de Frades) têm uma qualidade que os coloca no topo da lista dos vinhos mais famosos e apreciados do Mundo.
A povoação apresenta uma taxa de turismo quase nula – talvez por isso, preserve, no tempo, costumes e hábitos milenares.
A vitifrades ou Festas Báquicas são uma oportunidade para conhecer as tradições da Vila de Frades e de provar o afamado Vinho da Talha.
A grandeza da gastronomia alentejana aliada aos bons néctares vinícolas e à magistralidade do “Cante”.
Imperdível
- Passeio a pé pela localidade;
- realizar a pé o caminho pedestre que liga as duas localidades;
- o Menir de Mac Abraão ;
- comer e beber o vinho da talha numa das Adegas;
- museu da Casa do Arco e Praça 25 de Abril;
- Ermida de Santo António dos Açores – destaca-se pelo seu excelente miradouro;
- ruínas de S. Cucufate. ;
- a igreja Matriz;
- a antiga escola do ensino básico (rapazes e raparigas não frequentavam a escola juntos);
- capela de São Braz – conhecida pelos seus frescos;
- a Igreja da Misericórdia, situa-se no Largo Fialho de Almeida, antigo Largo da Misericórdia, essa pequena mas muito bonita;
- a Torre do Relógio – Rua Luís de Camões – um dos poucos relógios do país a funcionar por pêndulos e à corda.
A Vidigueira e o Museu Municipal da Vidigueira

Museu Municipal da Vidigueira e estátua Vasco da Gama- o alentejoturismo.pt considera o Museu Municipal da Vidigueira como um dos melhores museus do Mundo; dá-nos uma visão da evolução económica a partir dos anos 30 do século XX, através dos ofícios, comércio e agricultura. Se quer saber o Alentejo: há que visitar este espaço.
A Vidigueira situa-se a 2 kms Vila de Frades.
O que comer?
- A sua gastronomia apresenta-se em contexto familiar ou improvisada nas tabernas e nas adegas com os amigos. O vinho novo, que se degusta lentamente, é motivo de petiscos e de convívio entre amigos.
- O pão da Vidigueira;
- sopas de espinafres;
- queijo de cabra:
- azeitonas pisadas;
- rábano;
- torresmos;
- queijos frescos.
- Na mesa, não falta o vinho da talha: o Município de Vidigueira está a conduzir o processo de candidatura do Vinho de Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Festividades e romarias
- As Festas Báquicas, também conhecida por VITIFRADES, são o grande evento no Alentejo de afirmação e promoção do Vinho de Talha destacando-se, nas suas 20 edições: a famosa Rota das Adegas- início de dezembro;
- arraial de São João – junho;
- festas em honra de São Cucufate – julho.