• Rota do Porto de Pesca

    Sines

Barcos amontoados

As cores fascinates do Porto de Pesca

Além da magnitude das praias que rodeiam a cidade de Sines, a própria cidade encanta em pureza e sedução: um misto de tradicional e inovação coabitam em harmonia. Para facilitar a sua caminhada e orientação dividimos o muito a ver em 3 percursos distintos:

Rota do Porto de Pesca de Sines

Rota do Castelo de Sines

Rota da arquitetura de Sines

O primeiro percurso: Rota do Porto de Pesca de Sines

No primeiro percurso terá contacto com paisagens de cortar a respiração e com a simplicidade dos pescadores de Sines que, no velho cais, mantêm vivas as mais belas tradições.

  • Ponto 1

    Forte do Revelim –  foi construído em 1680 com o intuito de proteger a Ribeira dos ataques dos corsários. Ainda hoje, num primeiro olhar, parece desempenhar a sua antiga função.

  • Ponto 2

    Porto de Pesca – o colorido das traineiras e a azáfama dos pescadores fazem deste local um dos mais bonitos de Sines. Observar a cidade que, com a sua saia rodada, escorre pela encosta, por entre a vida do colorido das embarcações, serão imagens que não conseguirá esquecer.

  • Ponto 3

    Ermida de Nossa Senhora das Salvas – com uma bela panorâmica sobre a baía e sobre o Porto de Pesca, a Ermida da Nossa Senhora das Salvas é um lugar imperdível, na sua viagem por Sines.

    A princesa grega Betaça (ou Vetaça) Lescaris viajou, de barco, para Portugal com o intento de se tornar dama de honor da Rainha D. Isabel. Um suposto milagre ocorrido durante a viagem, leva-a a, numa ação de graças,  mandar construir uma modesta ermida, de uma só nave. O ocorrido é transmitido de “boca em boca” e dá origem a uma intensa peregrinação ao local. Para ler o artigo e ver as fotografias , clique Aqui

  • Ponto 4

    Centro de Artes de Sines – inaugurado em 2005, autoria de Francisco e Manuel Aires Mateus. Venceu vários prémios nacionais e internacionais. e foi finalista do prémio europeu de arquitetura  Mies Van der Rohe.  Alberga um centro de exposições, um auditório (palco de muitos músicos e companhias de teatro), a biblioteca municipal, o arquivo histórico municipal e, ao lado, o Pátio das Artes – espaço que, ao ar livre, prolonga a programação do Centro.

  • Ponto 5

    Casa Vasco da Gama – a casa não é visitável mas pode observar a magnífica fachada e a paisagem de sabor único. Apesar da placa indicar que a mesma é o local de nascimento do muito amado navegador, é mais provável que se trate do local onde Vasco da Gama iniciou um sumptuoso paço para sua residência, aquando do seu regresso da Índia.

  • Ponto 6

    Penedos da Índia – espaço onde os pescadores se reuniam para observar o mar e contar as suas façanhas. Daqui se vigiavam as armações de pesca situadas na baía, à espera do sinal para chamar as companhias dos pescadores. Hoje, um elevador liga o local à Praia Vasco da Gama.

Onde dormir em Sines?



Booking.com




Pontos de interesse em Rota do Porto de Pesca de Sines



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Castle in Blue Apartments

    Casa do Mar

Toggle Content goes here

Alcáçovas,  uma vila com história

Alcáçovas,  a pérola do Montado

Centro de Saúde de Sines

Morada:Alameda da Paz – Sines

Telefone Geral: 269 870 440

Horário :  de 2ª Feira a 6ª feira  (08:00 – 20:00)

Saúde 24

  • Telefone: 808 24 24 24

Hospital do Litoral Alentejano 

Endereço: Av. Gen. Humberto Delgado 17, 7520-144 Sines

LARGO JÚDICE FIALHO N.º 4 B, SINES
7520-999 SINES

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 18:00

Mais impressões de Rota do Porto de Pesca de Sines

Guida Brito
Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt