• Rota do Porto de Pesca

    Sines

Barcos amontoados

As cores fascinates do Porto de Pesca

Além da magnitude das praias que rodeiam a cidade de Sines, a própria cidade encanta em pureza e sedução: um misto de tradicional e inovação coabitam em harmonia. Para facilitar a sua caminhada e orientação dividimos o muito a ver em 3 percursos distintos:

Rota do Porto de Pesca de Sines

Rota do Castelo de Sines

Rota da arquitetura de Sines

O primeiro percurso: Rota do Porto de Pesca de Sines

No primeiro percurso terá contacto com paisagens de cortar a respiração e com a simplicidade dos pescadores de Sines que, no velho cais, mantêm vivas as mais belas tradições.

  • Ponto 1

    Forte do Revelim –  foi construído em 1680 com o intuito de proteger a Ribeira dos ataques dos corsários. Ainda hoje, num primeiro olhar, parece desempenhar a sua antiga função.

  • Ponto 2

    Porto de Pesca – o colorido das traineiras e a azáfama dos pescadores fazem deste local um dos mais bonitos de Sines. Observar a cidade que, com a sua saia rodada, escorre pela encosta, por entre a vida do colorido das embarcações, serão imagens que não conseguirá esquecer.

  • Ponto 3

    Ermida de Nossa Senhora das Salvas – com uma bela panorâmica sobre a baía e sobre o Porto de Pesca, a Ermida da Nossa Senhora das Salvas é um lugar imperdível, na sua viagem por Sines.

    A princesa grega Betaça (ou Vetaça) Lescaris viajou, de barco, para Portugal com o intento de se tornar dama de honor da Rainha D. Isabel. Um suposto milagre ocorrido durante a viagem, leva-a a, numa ação de graças,  mandar construir uma modesta ermida, de uma só nave. O ocorrido é transmitido de “boca em boca” e dá origem a uma intensa peregrinação ao local. Para ler o artigo e ver as fotografias , clique Aqui

  • Ponto 4

    Centro de Artes de Sines – inaugurado em 2005, autoria de Francisco e Manuel Aires Mateus. Venceu vários prémios nacionais e internacionais. e foi finalista do prémio europeu de arquitetura  Mies Van der Rohe.  Alberga um centro de exposições, um auditório (palco de muitos músicos e companhias de teatro), a biblioteca municipal, o arquivo histórico municipal e, ao lado, o Pátio das Artes – espaço que, ao ar livre, prolonga a programação do Centro.

  • Ponto 5

    Casa Vasco da Gama – a casa não é visitável mas pode observar a magnífica fachada e a paisagem de sabor único. Apesar da placa indicar que a mesma é o local de nascimento do muito amado navegador, é mais provável que se trate do local onde Vasco da Gama iniciou um sumptuoso paço para sua residência, aquando do seu regresso da Índia.

  • Ponto 6

    Penedos da Índia – espaço onde os pescadores se reuniam para observar o mar e contar as suas façanhas. Daqui se vigiavam as armações de pesca situadas na baía, à espera do sinal para chamar as companhias dos pescadores. Hoje, um elevador liga o local à Praia Vasco da Gama.




Pontos de interesse em Rota do Porto de Pesca de Sines

Hotéis



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • image-429

    Casa do Mar

Restaurantes

Toggle Content goes here

Excursões turísticas

Alcáçovas,  uma vila com história

Alcáçovas,  a pérola do Montado

Postos de assistência médica

Centro de Saúde de Sines

Morada:Alameda da Paz – Sines

Telefone Geral: 269 870 440

Horário :  de 2ª Feira a 6ª feira  (08:00 – 20:00)

Saúde 24

  • Telefone: 808 24 24 24

Hospital do Litoral Alentejano 

Postos de gasolina

Endereço: Av. Gen. Humberto Delgado 17, 7520-144 Sines

Estações de correio

LARGO JÚDICE FIALHO N.º 4 B, SINES
7520-999 SINES

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 18:00

Mais impressões de Rota do Porto de Pesca de Sines

 

Facebook Comentários bem-vindos

Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt