
A velhinha Escola Primária já não abriga a criançada mas ainda acolhe os que criou – Elvas – Escola Primária da Aldeia dos Elvas – Concelho de Aljustrel.
Num bom olhar, ainda se ouve o chilrear da pequenada e as suas correrias, no merecido descanso do b a ba.
Durante muitos e muitos anos, foi berço das primeiras aprendizagens, abraço amigo e afeto.
Foi e é memória feliz nos adultos que ali se criaram.
Hoje, talvez num reconhecimento da sua importância nas nossas vidas, é beleza que cativa na entrada da Aldeia dos Elvas.
A velhinha Escola Primária já não abriga a criançada mas  ainda acolhe os que criou. Florida e poeta continua teimosa na transmissão de saberes: humildade e grandeza de ser continuam impressas no corrupio do colorido que a envolve.

Num bom olhar, ainda se ouve o chilrear da pequenada e as suas correrias, no merecido descanso do b a ba – Escola Primária da Aldeia dos Elvas – Concelho de Aljustrel.
Aos mestres, a esses seres sem tamanho – os professores primários – o meu Muito Obrigada.
Numa escola como esta, duas professoras  iniciaram o que sou hoje; em tons mesclados de afeto e correção, foram professoras  que  o tudo me ensinaram.
A essas duas grandes mulheres (D. Raquel e D. Filomena): um beijinho escrito com o coração.
 A Escola Primária da Aldeia dos Elvas, florida e poeta, continua teimosa na transmissão de saberes: humildade e grandeza de ser continuam impressas no corrupio do colorido que a envolve.