• Cata-ventos

    Arquitetura alentejana

Cata-vento chaparro

Cata-vento: no Alentejo, é preciso ser atento: a arte popular é singela e desperta onde, por hábito, menos direcionamos o olhar.

             Os cata-ventos proliferam no cimo das chaminés e telhados e, outrora, orientavam práticas agrícolas e atividades ligadas à pesca.

Determinam a direção do vento e são verdadeiras obras de arte que transmitem a visão do real e do imaginário, sentida pelo povo alentejano.

Galos, cegonhas, cães, cavalos, cavaleiros, cenas da vida rural, bruxas, dragões, tritões, setas e bandeiras são alguns dos temas mais frequentes. No concelho de Castro Verde (e  concelhos limítrofes), a utilização dos cata-ventos cavaleiro está ligada a D. Afonso Henriques – primeiro rei de Portugal – que aqui lutou, segundo rezam as lendas, na célebre Batalha de Ourique que daria origem à independência de Portugal.



Chaminé típica

Muito para além da sua utilidade como orientador de práticas agrícolas e de actividades ligadas à pesca, o cata-vento incorporou, desde o primeiro momento da sua longa história, símbologias diversas.

No Alentejo, é preciso ser atento: a arte popular é singela e desperta onde, por hábito, menos direcionamos o olhar.

Os batentes das portas, as fechaduras, as ferragens, as barras das casas, os estendais de roupa… e os cata-ventos surgem na simplicidade imaginativa de uma necessidade emergente, essencialmente, dos trabalhos do campo ou da lida da casa.

Embora adornem as chaminés de todo o Alentejo, Alcarias, no concelho de Ourique, é, provavelmente, a capital dos Cata-ventos.

Como visitar?

  • Os cata-ventos proliferam no cimo das chaminés e telhados. Embora adornem as chaminés de todo o Alentejo, Alcarias, no concelho de Ourique, é, provavelmente, a capital dos Cata-ventos.

Pontos de interesse em Alentejo (cata-ventos)



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • a casinha do rui030 768x511

    A casinha do Rui: vista de mar e cidade

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Mais impressões de Cata-ventos

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt