
O cais continua a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar – Cais Palafítico da Carrasqueira – Concelho de Alcácer do Sal – Alentejo
Obra-prima da arquitetura popular, o Cais Palafítico da Carrasqueira, único da Europa, é construído em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis; e, serve de embarcadouro aos barcos de pesca.
Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. Os passadiços permitem o acesso aos barcos aquando da baixa-mar.
Ponto de atração turística, é um dos locais mais visitados no concelho de Alcácer do sal.

Ponto de atração turística, é um dos locais mais visitados no concelho – Cais Palafítico da Carrasqueira – Concelho de Alcácer do Sal – Alentejo
Porto com sentido
Recuamos no tempo e deixamo-nos levar pelo infinito. Um lugar mágico onde o silêncio faz todo o sentido.
Imaginamos as mãos – mãos rudes gastas pelo tempo – que entre as linhas, o barco e a azáfama, substituem as velhas tábuas que garantem o pão.
Mítico, confirmamos o surreal das histórias paralelas a um povoado quase esquecido.
Sentem-se os cheiros, os sabores; sente-se o visível e o invisível; sentem-se as lágrimas, os sorrisos, as esperanças, as vitórias; sente-se o sol e a lua, a calma e as marés… sente-se.
É casto, é digno, é honesto, é honrado, é íntegro, é probo; aqui, o sabor apela a sossego e a repouso.

As casas de colmo, típicas desta região – Cais Palafítico da Carrasqueira – Concelho de Alcácer do Sal – Alentejo
Com quase dois séculos de existência, este porto foi construído por necessidade.
As margens baixas e lamacentas do rio Sado formam um imenso sapal que é o habitat de múltiplas aves.
No entanto, as suas águas baixas impedem o acesso das embarcações a terra; a comunidade construiu passadiços em madeira que permitem a existência de uma atividade que ainda utiliza técnicas ancestrais: a pesca.
Aqui, vive-se o beijo onde a terra abraça o rio.
O que visitar?
- Alcácer do Sal;
- Carrasqueira;
- Comporta;
- praias;
- as casas em colmo.