• Ana Vaz

    Uma Estória com H maiúsculo

Alcarias – capital dos cata-ventos – concelho de Ourique

Luz e cor numa das mais bonitas aldeias de Portugal – Alcarias – Capital dos cata-ventos – Concelho de Ourique.

Ana Vaz – Uma estória com H maiúsculo – Alcarias – Concelho de Ourique

Um simples “boa tarde” despertou-me a atenção e obrigou a uma paragem dos múltiplos cliques – registavam uma das mais belas aldeias: Alcarias.

Simples e afável,  a minha interlocutora autorizou, de imediato, o registo fotográfico e prontificou-se a dois deliciosos dedos de conversa. Ana Vaz, professora reformada, veio de Lisboa e, apaixonada pela aldeia, ali ficou a residir. Perguntou-me se sabia da biblioteca que tinha criado – confesso que nas pressas (do clica aqui, clica ali e no fascínio de fotografar o tão belo que embebia o meu olhar) não prestei a devida atenção ao que me queria contar.



Alcarias – Capital dos cata-ventos - alentejana

Ana Vaz criou a biblioteca “Ler e Contar” na aldeia (uma estória com H maiúsculo) – Alcarias – Capital dos cata-ventos – Concelho de Ourique.

Biblioteca “Ler e Contar”

Chegada a casa, após alguma pesquisa,  percebi que tinha perdido: uma das mais belas estórias, contada na primeira pessoa. Ana Vaz comprou uma casa na aldeia e decidiu ali criar uma biblioteca.

A iniciativa agradou aos vinte habitantes  que, todas as tardes, interrompem os afazeres (na horta e nos quintais) e ali se reúnem: leem; declamam poesia; contam histórias e fazem presente os tempos antigos. Convivem e impregnam de afetos um local onde o  “Cante” também tem lugar.

É  tanto o sucesso que , a esta aldeia onde não existem crianças, uma  educadora de Messejana faz, com alguma regularidade,  visitas de estudo com os seus alunos. E, são muitos os que se deslocam, a pé,  da Conceição(povoação vizinha) para pedir livros emprestados. A leitura e o afeto são registos diários na vida da aldeia.

Janela - Alcarias – capital dos cata-ventos – concelho de Ourique

Cores do Alentejo – Alcarias – Capital dos cata-ventos – Concelho de Ourique.

Soube que o Gesto inovador ganhou simpatizantes e a biblioteca “Ler e Contar”, na aldeia de Alcarias,  já beneficiou de várias ofertas de mobiliário e de um computador. Quando visitar a velha aldeia, junte-se á poesia e ao “Cante” numa tarde que jamais esquecerá. Lembre-se e leve os livros que lhe sobejam –  numa oferta que angariará muitos sorrisos.

Pontos de interesse em Alcarias



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • porto de pesca sines01 768x512

    A casinha do Rui

    • 222130618 768x512

    Castle in Blue Apartments

    • casa_do_mar_apartamento_sines0071

    Casa do Mar

Extensão de Saúde de Porto Covo 

Morada : Largo do Mercado

Código postal : 7520-437  PORTO COVO
Telefone Geral : 269905128
Horário :
2ª Feira:09:00 – 18:30
4ª Feira:09:00 – 18:30
5ª Feira:09:00 – 13:00

Centro de Saúde de Sines

Morada:Alameda da Paz – Sines

Telefone Geral: 269 870 440

Horário :  de 2ª Feira a 6ª feira  (08:00 – 20:00)

Hospital do Litoral Alentejano 

CONCEIÇÃO(OURIQUE), CONCEIÇÃO
7670-021 CONCEIÇÃO ORQ

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 17:30

Mais impressões de Alcarias

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt