Alentejo: o último reduto
O Alentejo é uma região pouco conhecida do turismo, os melhores e mais belos locais não estão identificados e não fazem parte das rotas divulgadas; para o conhecer, há que caminhar e ousar por caminhos nunca dantes visitados.
Para o visitar, respeite, integre-se e não mude: somos o último reduto da Europa; aquele que continua puro na forma de ser e estar.
A praia mais secreta do Mundo
A praia, de que lhe falamos, é, sem dúvida, a mais bela e secreta do Mundo.
De difícil acesso, situa-se no Alentejo e é conhecida apenas por alguns locais.
Gigantescas formações esburacadas dão um toque surreal à misteriosa praia. Silenciosa, deserta, mágica e magnificente, a Praia dos Canudos revela-nos um cenário místico e sobrenatural. Talvez a encontre numa das suas caminhadas; de forma a protegê-la, o Alentejoturismo não revela a sua localização exata.
A sua origem
Curiosa, perante maravilhoso cenário, decidi pesquisar sobre a sua origem.
Entre 100 000 mil a 200 000 mil anos, na primeira Glaciação de Wurm (a última glaciação na terra), existia por aqui uma floresta que foi coberta por areias.
As areias calcárias consolidaram-se, transformaram-se em pedra; muitos dos troncos apodreceram deixando os seus moldes impressos nas rochas – dando o nome à Praia dos Canudos. Com a erosão das dunas e da falésia, árvores, antigos riachos e outras formações curiosas estão,hoje, a céu aberto.
Respeite
Se um dia por aqui passar, seja ciente da importância vital de preservar o ambiente, a praia e os vestígios do passado.
No local, nidificam algumas aves e sobrevivem seres vivos em vias de extinção.