• Pão Alentejano

    Monte da Azinheira Grande

Cabeça, côdea e miolo são os constituintes do Pão Alentejano e a base da gastronomia alentejana. No entanto, uma boa “testa” e um bom “solo”indicam, ao olhar, o ponto de cozedura.

O pão na gastronomia alentejana

O Pão é  símbolo do Alentejo: quer pelos aspetos gastronómicos, quer pela ligação cultural e patrimonial que exerce nas suas gentes.  

O pão é tão importante que, para as gentes do Alentejo, se não há pão: não há que comer (não há nada para o almoço; não há nada para o jantar)

Cabeça, côdea e miolo são os constituintes do Pão Alentejano e a base da gastronomia alentejana. No entanto, uma boa “testa” e um bom “solo” indicam, ao olhar, o ponto de cozedura.




Pão, sardinha. tomate e pimentos

O Pão é símbolo do Alentejo, quer pelos aspetos gastronómicos, quer pela ligação cultural e patrimonial que exerce nas suas gentes.

Pão com…

Pão com azeitonas; pão com rábano; pão com presunto; pão com queijo; pão com peixe frito; pão com sardinha, pão com chouriço; pão com linguiça; pão com toucinho do jantar do almoço do dia de ontem; pão com banha das linguiças; pão com laranja; pão com mel;  pão com azeite e açúcar (tiborna)… temos panito, temos almoço e sobejo para o jantar.

O Pão Alentejano,  o canivete, e um bom copo de vinho ou um copo de água da enfusa encontram, em tudo, um bom “conduto”.

Sopas de café; sopas de leite; fatias douradas; açordas; migas; ensopados; gaspachos; sopas de poejo; sopas de batata; sopas de tomate; sopas de beldroegas; sopas…  e a quase totalidade dos pratos confecionados, pelas gentes do Alentejo, são impossíveis de elaborar sem o alimento rei da sua gastronomia: o Pão Alentejano.

Pão alentejano demolhado no clado

Açorda – simplicidade e sabor à mesa.

A origem do Pão Alentejano

O Império Romano intensificou a produção do pão na Península Ibérica e introduziu o fermento. O engenho e a arte dos Árabes transformaram o cereal neste pão e ensinaram-nos a mergulhá-lo em caldos aromáticos, temperados com azeite.




Desfaz-se o fermento caseiro.

O Fermento

Segundo a Confraria Gastronómica do Alentejo, o Pão Alentejano: “tem durabilidade e é um pão dobrado e com cabeça, feito com farinha de trigo”, com um miolo “compacto, de cor marfim acinzentado”, e uma crosta “baça e estaladiça”, devendo a base ter “pelo menos três milímetros de espessura”. Tem um sabor acidulado indiscutível, que provém do uso de um fermento natural, denominado ‘massa-mãe’ ou ‘massa velha’ ou ‘isco’, que é uma porção de massa retirada da amassadura anterior e que fica a fermentar para as amassaduras seguintes”

O fermento é o segredo do sabor e da durabilidade do Alimento Rei: a sua antiguidade e a manutenção das técnicas ancestrais na  confeção ( moagem do trigo; utilização de forno de lenha; o amassar; o tender; o fintar…) determinam a qualidade do pão. O AlentejoTurismo descobriu que um dos fermentos mais antigos pertence a uma padaria do Telheiro (perto de Monsaraz) e tem cerca de 400 anos.

Pão

Pão alentejano – Forno de lenha

Monte da Azinheira Grande,  em Ferreira do Alentejo

O AlentejoTurismo foi convidado, pelo Monte da Azinheira Grande,  em Ferreira do Alentejo, a assistir ao fabrico do pão – nesta unidade hoteleira respira-se o Alentejo; aqui, o pão segue o preceito dos modos do antigamente.

As fotografias que se seguem estão organizadas de acordo com as etapas do fabrico do pão.

Pontos de interesse em Monte da Azinheira Grande



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • a casinha do rui030 768x511

    A casinha do Rui: vista de mar e cidade

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Toggle Content goes here

Extensão de Saúde de Ferreira do Alentejo

Morada : Rua Infante D. Henrique,3 Ferreira A. 

Código postal : 7900 – 647 Portugal
Telefone Geral : 284 738 110
Horário :
De 2ª a 6ª Feira:08:00 – 20:00
Feriados:08:00 – 13:00
Sáb.:08:00 – 13:00
Dom.:08:00 – 13:00

Hospital José Joaquim Fernandes

Morada: Rua Dr. António Fernando Covas Lima
7801-849 BEJA

Telefone: 284 310 200

Telefone:  284 739 842

Morada

AVENIDA GENERAL HUMBERTO DELGADO, 18
7900-999 FERREIRA DO ALENTEJO
 

Horário

Dias úteis : 2ª a 6ª: 09.00-12.30

14.00-17.30

Mais impressões de Pão Alentejano

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt