• Igreja de São Francisco- Vidigueira

    Igrejas

Igreja

Perdeu algum espólio, aquando da oferta da rainha D. Maria I das peças mais valiosas da matriz: a imagem de Cristo Crucificado, os santos negros e a figura de Nossa Senhora das Relíquias.

O templo pertenceu à Ordem dos Franciscanos e,  hoje, alberga a Igreja Matriz da Vidigueira. Edificado em 1732, integra uma praça singela com fortes características da arquitetura alentejana.

À sua frente, um cruzeiro cujo pedestal está decorado com uma esfera armilar e uma cruz latina. A igreja tem uma só nave e duas capelas.

Igreja

Igreja de São Francisco- Vidigueira

Perdeu algum espólio, aquando da oferta da rainha D. Maria I das peças mais valiosas da matriz: a imagem de Cristo Crucificado, os santos negros e a figura de Nossa Senhora das Relíquias.

A imagem de Nossa Senhora das Relíquias está colocada no altar-mor, numa redoma azul com adornos dourados, por cima do sacrário. Ao longo dos séculos foi  venerada pelas gentes da Vidigueira e visitantes de outras terras.



igreja

O templo pertenceu à Ordem dos Franciscanos e, hoje, alberga a Igreja Matriz da Vidigueira.

Mais impressões da Igreja de São Francisco

Pontos de interesse em Igreja de São Francisco – Vidigueira

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt