Guida Brito: escritora e fotógrafa do AlentejoTurismo

Guida Brito: escritora e fotógrafa do AlentejoTurismo

A autora (Guida Brito)

Apaixonada pelo Alentejo;  escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas.

Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral.

Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade;  escrevo amor.

AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar.

Com carinho.

A autora:

Guida Brito




Guida Brito: escrevente e fotógrafa do AlentejoTurismo

Entrevistas da Autora e imprensa:

Cativa pela  doçura da sua personalidade e pelo tom de voz em defesa da terra que ama e a viu nascer: o Alentejo.

A sua voz é já uma referência quando se fala do Alentejo: incansável na divulgação deste lugar único no Mundo, é, muitas vezes, convidada para entrevistas e muitos jornalistas contactam-na, antes de escrever sobre a região, consultando-a sobre os temas a abordar. Infelizmente, perdemos algumas das suas entrevistas, pelo que partilhamos, apenas, a sua entrevista na Rádio Marginal.

  • Ponto 1

    Escreveu um artigo sobre o “Sub 12”, publicado na revista da  UAlg (Universidade do Algarve)

  • Ponto 2

    Participou num programa sobre “A autoestima infantil”, programa InSónia, da Rádio Renascença.

  • Ponto 3

    Entrevista, Rádio Castrense, Programa Património.

  • Ponto 4

    Entrevista, Rádio Marginal, Mulheres.com Programa de Rádio

  • Ponto 6

    Guida Brito, acompanhou e fotografou Hinke van der Wer, no início da Mogol Derby 2018, na Costa Alentejana. As suas fotos foram utilizadas pela organização  deste evento, na Mongólia, para divulgar o evento.

  • Ponto 7

    Guida Brito, reconhecida como The Best Of 2020 (uma das 20 mulheres empreendedoras e empresárias do ano), pela revista “Liderança no Feminino”.

    A primavera no Alentejo - Alentejana Guida Brito: considerada The best of 2020

    A primavera no Alentejo – Alentejana Guida Brito: considerada:

     The Best Of  2020 (clique aqui para ler)

    Alguns dos comentários recebidos:

    Gilberto Souto

    PARABÉNS Guida Brito, gosto muito e admiro o seu talento e trabalho de forma abnegada em prol de uma região que de igual forma como você também adoro, tal como as suas gentes genuínas, com raras exceções como é o caso da Costa Vicentina

    Recomendo a todos os companheiros em período relaxado de confinamento a gastarem um pouco do vosso tempo a ler o trabalho magnífico desta escritora porque vai ser um tempo bem empregue.

    Feliz Natal

    Deepest Johnny

    Completamente merecido !

    O carinho e dedicação nota-se bem nas descrições das suas publicações, o cuidado de realçar os detalhes,as subtilezas e características das gentes,fazem realmente a diferença ! Eu poderei ser um pouco suspeito porque também adoro o Alentejo, mas deix os meus parabéns !

  • Ponto 8

    Alguns dos comentários recebidos:

    Gostei dos roteiros e da entrevista. Bem hajas por seres aventura e Alentejo.

    Parabéns!
    Encontrei
    Logo pela manhã
    Parabéns 🎈🎉🍾
    As tuas palavras são um retrato…
    Tão genuínas como tu.
    Tão bom ler-te!
    Tão bom ler o Alentejo.
    Muito orgulho de ti, do teu percurso e de seres minha amiga!
    PARABÉNS!!!
    Guida Brito

    Sim, apercebi me disso. Adoro ler o que escreves, é sentido para quem sabe o significado de sentir algo!

    Beijinhos

    Adorei!

    Parabéns amiga, sempre senti que eras especial….😘
    Folheei ansiosa as suas páginas e mais uma vez me encho de orgulho e me deixo levar pela beleza das tuas palavras! Mais uma vez dás voz à minha terra e ao Alentejo, fazendo jus a este lugar mágico, cuja corrida do dia a dia não nos deixa contemplar com exatidão, mas a tua escrita exalta de forma sublime e nos faz sentir no paraíso. Muito obrigada! Beijinhos 😘



Comentários sobre a autora

“A Guida Brito escreve o que nós alentejanos, orgulhosos das suas origens, sentimos – (Lezita Protasio).”

“Gostava muito de a conhecer pessoalmente. Adoro e leio tudo o que escreve. Transparece o amor que todos temos pelo Alentejo; escreve sítios únicos e desconhecidos do Nosso Alentejo – (Joaquim Silva)”

“Visitem este site da prof  Guida Brito;

um site que fala essencialmente sobre o Alentejo as suas tradições, as suas gentes ,os bons petiscos alentejanos, vale a pena visitar e claro dar um gosto!! A Guida, além de ser professora, é, acima de tudo, uma apaixonada pelas viagens, uma mulher livre na liberdade do seu olhar fotográfico, na sua escrita e na sua essência, ela é o filho fazem nos de certa forma viajar por este Alentejo muitas vezes esquecido. Parabéns amiga e continua sempre com essa tua paixão e como dizia o outro, bjs T10 (Gaspar Oliveira)”