• Mil e uma razões para visitar o alentejo

    Ser Alentejano

Campo verde.

Alentejo é simplicidade.

Para visitar o Alentejo: sinta

Não há outro lugar no Mundo em que tudo faça sentido e o belo seja uma permanente carícia ao olhar.

Numa ausência total de lógica, a imaginação ultrapassa os seus limites, de forma espontânea, impregnando, com aprazível deleite, o surreal na existência alentejana. Um surrealismo no exterior da tela: aberto, visível, franco, público, evidente, claro…

Não há quem não se renda: ao encanto de todo o seu olhar.

Terra mágica: na pureza das gentes que sabem sorrir de si; na simplicidade da arquitetura; no colorido que contrasta o caiado; na magnitude do azul do céu; no todo com sentido; na calma da planície; na magistralidade da sua costa; no sabor dos seus pratos; na essência única que marca e cativa.



Objetos alentejanos

Panela para cozer, ao fogo, o jantar.

Alentejo é simplicidade.

Para visitar o Alentejo: ouse e integre-se

Aqui, o mundo abranda até quase parar.

A brisa diurna faz esquecer preocupações, correrias e más disposições. Aqui, tudo é relativo. Importa: a comunhão dos sentidos.

A beleza esmagadora e a paz inebriante vão “obrigá-lo” a uma introspeção, a um abandono do supérfluo, a uma demanda fácil da felicidade. Esqueça o tempo. Faça tudo ao ritmo do voo planado de uma ave, do ar ameno, do andar mole e relaxado dos seus habitantes. Aventure-se por terras do Alentejo.

Alentejo: é pão; é erva; é simplicidade, é casa caiada; é barra colorida: é planície; é chaminé; é cata-vento; é gente simples; é folga; é raminho: é selvagem; é açorda; é jantar na hora de almoço; é anedota; é peixe frito da ribeira; é rua lavada; é mar; é praia; é arriba; é bom tempo; é janela; é porta; é monte; é talego; é esteva; é azinheira; é chaparro é primavera; é verão… o Alentejo é uma mão colorida com sentido e vida; é pureza no olhar; é calma de estar.

O Alentejo é simples, pacato, doce e ternura de encantar.

Verão

Paragem de autocarro

Inverno

Pontos de interesse em Alentejo

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • a casinha do rui030 768x511

    A casinha do Rui: vista de mar e cidade

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Toggle Content goes here

No Alentejo existem cinco hospitais e diversos centros de saúde – pode consultar a sua localização nos artigos sobre cada região.

Em caso de socorro urgente, ligue: 112.

Se necessitar aconselhamento médico, ligue: 808 24 24 24

Consulte os artigos da região onde se encontra.

Consulte os artigos da região onde se encontra.

Mil e uma razões para visitar o Alentejo

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt