• Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal

    Práticas da restauração da Natureza







Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal - Alentejo - Portugal

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal – incrementar alterações legislativas, de forma que toda a indústria mineira progressivamente adote este tipo de medidas, que minimizam a contaminação e erosão do solo, a alteração das caraterísticas físico-químicas e o assoreamento das linhas de água.

Apresentação Pública do Projeto Life Ribermine

O Centro Ciência Viva do Lousal, acolheu, no dia 29 de outubro de 2021, a Apresentação Pública do Projeto Life Ribermine, destacando o “Projeto Piloto do Lousal”.

O Centro Ciência Viva do Lousal, em estreita colaboração com a Universidade Complutense de Madrid, o Governo de Castilla-La Mancha e a empresa CAOBAR que explora minas de caulino no Alto Tejo (Espanha), está, atualmente, a conduzir os trabalhos deste Projeto que incide nas melhores práticas de restauração de áreas mineiras.



Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal - Alentejo

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal

Reconstruir a Natureza

No campo, reconstrói-se a natureza (“refazer o relevo, criar um mosaico que replique as características físicas, químicas e biológicas dos do solo, da água e dos habitats naturais”), não sendo necessárias barragens artificiais para reter os sedimentos que devem fluir como nas paisagens naturais, evitando a erosão.

No caso do Lousal, apesar da atividade mineira ter cessado em 1988, persistem vestígios negativos da mineração de pirites, um minério metálico de ferro e enxofre, que causa impactos ambientais graves, como a contaminação do solo e da água (Drenagem Ácida Mineira), que o Projeto Piloto do Lousal, pretende minimizar.

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal - Alentejo - Portugal

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal – a realização de boas práticas de restauração mineira aliadas à restauração ecológica de habitats, essenciais na manutenção da qualidade ambiental destas áreas.

As fases do Projeto Piloto do Lousal

No Lousal, após o arranque de toda a vegetação e a retirada do lixo existente, numa antiga escombreira, replicou-se uma paisagem natural (montes, vales), respeitando as naturais escorrências de água; adicionou-se gravilha calcária e argila; seguiu-se a adição de uma mistura de terra vegetal, estrume de cavalo e de aves; finalmente, semeou-se cerca de 60kg de sementes de plantas autóctones (espécies que ocorrem naturalmente e estão mais adaptadas às condições do solo e do clima, da região do Lousal).

O Projeto terá impactos positivos nos solos, na despoluição das águas contaminadas e na qualidade dos habitats fluviais, na Bacia do Sado e Mira (Ribeira de Corona, Portugal).

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal - Alentejo - Portugal

Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal

Recuperação completa das áreas mineiras

O Projeto Life Ribermine pretende  fomentar uma recuperação ambiental completa das áreas mineiras (essenciais para a manutenção da sociedade de hoje) e alargar a aplicação das técnicas usadas a outros países da União Europeia.

Outro objetivo é incrementar alterações legislativas, de forma que toda a indústria mineira progressivamente adote este tipo de medidas, que minimizam a contaminação e erosão do solo, a alteração das caraterísticas físico-químicas e o assoreamento das linhas de água.




Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal - Alentejo - Portugal

O Centro Ciência Viva do Lousal, acolheu, no dia 29 de outubro de 2021, a Apresentação Pública do Projeto Life Ribermine, destacando o “Projeto Piloto do Lousal”.

As boas práticas de restauração mineira aliadas à restauração ecológica

Visto que a descaracterização das propriedades do solo e da hidromorfologia, prejudicam a conservação da natureza e a manutenção da biodiversidade ribeirinha, a realização de boas práticas de restauração mineira aliadas à restauração ecológica de habitats, são essenciais na manutenção da qualidade ambiental destas áreas.

O AlentejoTurismo esteve presente na apresentação do “Projeto Piloto do Lousal”.  e surpreendeu-se com: a dimensão que o mesmo terá a nível mundial; a repercussão que terá na revitalização das áreas poluídas pelas minas; a possibilidade de restauro de zonas contaminadas. Dada a sua importância, é fundamental que o mesmo seja alvo de especial atenção, pela indústria mineira e autoridades com competências na matéria (em Portugal) e que seja veiculado pela comunicação social, à semelhança do que já sucede em Espanha.

Texto: Mónica Martins e Guida Brito

Fotografias: Guida Brito

Pontos de interesse no Alentejo



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • a casinha do rui030 768x511

    A casinha do Rui: vista de mar e cidade

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Brevemente, disponível.




Mais impressões de Life Ribermine: Projeto Piloto do Lousal

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt