• Igreja de Santa Bárbara de Padrões

    Concelho de Castro Verde



Igreja branca

A igreja de Santa Bárbara dos Padrões

Se no exterior o branco cal contrasta com o azul do céu, no interior as cores são vivas.

No alto do monte, madruga antes da aldeia e cumprimenta quem ali se desloca.

Guarda em si um segredo que, apesar de descoberto, encerra nas suas profundezas.

Ao lado são notórias as escavações que deram origem à descoberta do maior depósito de lucernas- em exposição no melhor museu do mundo (pelo trato do arqueólogo presente e pela forma como nos conta as histórias com história). O museu é em castro Verde e merece uma visita.

Santa

Pormenores do interior da igreja de Santa Bárbara dos Padrões

Mas falava dos segredos da igreja: a sua existência e a do cemitério (que a ladeia) impediram a continuidade das escavações; sabe-se que foram construídos por cima de um dos maiores povoados romanos; cujos templos nos surpreenderiam.

A igreja é linda e o lugar surreal.

Igreja branca

Mais impressões de Santa Bárbara de Padrões

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt