• Ribeira das Piçarras

    Património do Concelho de Castro Verde

    Barranco na Primavera
Barranco

As áreas agrícolas na área da ZPE de Piçarras, tal como em toda a região do Campo Branco, são exploradas num regime de rotação tradicional de parcelas, variando os anos de exploração em função da maior ou menor fertilidade do solo.

A Ribeira das Piçarras é fonte de vida na região e proporciona passeio pedestres inesquecíveis.

Os campos envolventes integram   a  Zona de Proteção Especial de Piçarras – criada com o objetivo de aumentar a área de proteção de espécies de aves estepárias em riscos de extinção. A Abetada, a cegonha, a garça, o francelho, o  peneireiro-das-torres, o sisão, o alcaravão, o rolieiro,  o grou, a águia-caçadeira, o tartaranhão, o cortiçol de barriga-preta, a calhandra-real … são aves que consolidam os seus habitats nesta zona.

Casa abandonada, sobreiros e lago

A pecuária tem aqui um carácter extensivo, com predominância histórica e atual de ovinos.

Segundo a informação disponibilizada pelo Município de Castro Verde: “ a paisagem da ZPE das Piçarras pode caraterizar-se pela existência de algumas tipologias dominantes de ocupação dos solos que, por sua vez, proporcionam habitats distintos a um leque alargado de fauna e, em particular, da avifauna típica da pseudo-estepe.

A estepe cerealífera, que se carateriza pelo desenvolvimento de culturas arvenses de sequeiro de Inverno, é particularmente apta para a consolidação dos habitats da abetarda, do peneireiro-das-torres, do sisão, do alcaravão, do rolieiro, do grou, da águia-caçadeira, do tartaranhão, do cortiçol de barriga-preta ou da calhandra-real.

O montado, onde para além das espécies referidas anteriormente, são aqui particularmente importantes a existência dos chapins, da águia de asa redonda, do peneireiro-cinzento ou da felosa.

E, se associados aos matos, especialmente de esteva, se destacam a felosa e a toutinegra, nas manchas mais húmidas, junto a charcas e linhas de água, são aqui muito comuns o pato-real, o galeirão, a galinha de água ou o mergulhão pequeno.”




Barranco na primavera

Segundo a informação disponibilizada pelo Município de Castro Verde: “ a paisagem da ZPE das Piçarras pode caraterizar-se pela existência de algumas tipologias dominantes de ocupação dos solos que, por sua vez, proporcionam habitats distintos a um leque alargado de fauna e, em particular, da avifauna típica da pseudo-estepe.”

Lugar aconselhado por alentejoturismo.pt

Pontos de interesse em Ribeira das Piçarras

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa_fonte_da_perdiz_piçarras_castro_verde-49

    Casa da Fonte da Perdiz

O AlentejoTurismo aconselha que reserve um prato tradicional, do Baixo Alentejo, na Casa da Fonte da Perdiz

    • casa_fonte_da_perdiz_piçarras_castro_verde-49

    Casa da Fonte da Perdiz

Centro de Saúde de Castro Verde

Rua General Humberto Delgado
7780 – 909 Castro Verde
Telefone: 286 320 140
Fax: 286 328 548

Linha Saúde 24

Iniciativa do Ministério da Saúde, disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

Telefone: 808 242424

Hospital José Joaquim Fernandes

Morada: Rua Dr. António Fernando Covas Lima
7801-849 BEJA

Telefone: 284 310 200

Morada

Rua da Seara Nova
Castro Verde

Horário

Aberto das 08:00 às 20:30

Morada:

Rua Morais Sarmento, n.º 4
7780-999 Castro Verde

Dias úteis: das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

Mais impressões da Ribeira das Piçarras

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt