Ultimamente, são muitas as freguesias que iniciaram Mercados mensais, na tentativa de melhorar as condições financeiras das suas gentes, para divulgar e recuperar a cultura e as tradições locais, dando a conhecer (também) o além Tejo.
De facto, o AlentejoTurismo visitou alguns destes mercados e gostou muito: são evidentes os laços que unem os vendedores, a amizade entre os vendedores e clientes; a excelência do artesanato, cante e gastronomia – que mantêm viva a tradição, insólita, do velho Alentejo -; e, o ganho de alguns trocos que marcam a diferença, na mesa da casa e no extra que proporciona, às famílias, bons momentos com os que lhe são mais queridos.
Em bom nome da verdade, estes Mercados apresentam enormes reflexos na economia local e no salutar convívio e aceitação de todas as gentes que por ali se deliciam, com o nosso Alentejo. A Freguesia de Entradas foi pioneira no reconhecimento de uma lacuna na divulgação dos produtos locais e no marcar a diferença na sua freguesia.
A feira de Entradas, tal como a Feira de Castro, é bastante antiga e secular. No entanto, sofreu um interregno de mais de 50 anos, tendo ressurgido há 13 anos, integrando um espaço para que o Mercado ali tenha lugar. O Mercado não se apresenta, simplesmente, como venda e compra: divulga o que de outra forma cairá no esquecimento; permite que as pessoas mais idosas, ali se desloquem, com o único intuito de conversar, contando na primeira pessoa, o que os velhos tempos que o artesanato, a gastronomia, as velharias, o cante… lhe avivam à memória; e, sem dúvida, o orgulho de apresentar a sua terra, as suas ruas, a traça dos casarios alentejanos, o seu cante – o prazer de receber (e bem) à velha moda alentejana.
Este ano, no dia 5 de Outubro, terá lugar a XIII Feira De Entradas que integra os propósitos dos Mercados Municipais. Além dos “dois bons dedos de conversa”, o artesanato, os produtos locais, as velharias, a gastronomia, o baile… e a pensar na diversidade de faixas etárias: os insufláveis e a música. Consulte o cartaz e não se iniba de participar: como vendedor, como comprador, como aprendiz ou como simples conversador. Na arte de receber bem, a Freguesia de Entradas proporcionará, a todos, momentos inesquecíveis.
A visitar: Concelho de Castro Verde; Mil e uma razões para visitar o Alentejo. AlentejoTurismo
Guida Brito
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.


