Mónica Martins: a Engenheira Biofísica e Geografa autora da categoria

Mónica Martins: a  Geógrafa autora da categoria “Flora e Vegetação”, no site AlentejoTurismo

Mónica Martins: a Geógrafa autora da categoria “Flora e Vegetação”, no AlentejoTurismo

Alentejana do litoral, estudou Engenharia Biofísica e tornou-se  Mestre em Ecologia Humana pela Universidade de Évora, tendo concluído na Universidade de Lisboa o seu Doutoramento em Geografia Física, onde estudou os padrões de ocorrência de plantas e comunidades vegetais nas praias e dunas do litoral de Portugal Continental.

Desde sempre curiosa e interessada por tudo o que estivesse ligado ao ambiente, movida por uma paixão crescente pela conservação natural e da biodiversidade, aprofundou conhecimentos sobre a flora vascular.

Guiada por uma perspetiva holística de respeito pela natureza, teve oportunidade de conhecer países da Europa e África em contexto profissional.

Viveu em muitos sítios diferentes (Évora, Mértola, algumas ilhas dos Açores, Lisboa, Vila-Real-de-Trás-os-Montes…), mas, é no Alentejo que tem as suas raízes e na baía em concha perfeita da sua cidade natal, Sines, que se sente verdadeiramente em casa.

Autora e co-autora de vários artigos e livros científicos, com experiência em diversos níveis de ensino (Profissional, 3º Ciclo, Secundário e Universitário), elege, porém, a educação não formal e o contacto diretos com a natureza e sua fruição, como os melhores instrumentos do saber.

É atualmente detentora de uma BGCT (Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia) financiada pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), desenvolvendo a sua atividade profissional no Centro Ciência Viva do Lousal.

Mãe de uma adolescente, a sua maior ambição é poder continuar a viajar, aprender e a partilhar aquilo que a faz sorrir; que a linha que separa trabalho e atividades de lazer, seja cada vez mais ténue. Se puder ser “Into the Wild“, melhor, e, para tal o Alentejo é o sítio perfeito!

Contacto: mcmeb@hotmail.com