• Igreja de Santiago

    Património de Alcácer do Sal




Reflexo de cidade na água.

Deslumbra e encanta, marcando uma presença forte na paisagem da cidade.

Deslumbra e encanta, marcando uma presença forte na paisagem da cidade.

Já existia no séc. XVII e  ganha a forma atual por ordem de D. João V, na qualidade de Grão-mestre da Ordem de Santiago, no século XVIII.

As duas torres sineiras, adornadas de ninhos de cegonha são chamariz do olhar; a fachada principal apresenta um pórtico de mármore de frontão curvo.



Reflexo de cidade na água, ao anoitecer

Igreja de Santiago – Alcácer do Sal – anoitecer.

O  seu exterior, sóbrio, despojado e retilíneo, contrasta com a riqueza do interior, onde se destacam as pinturas, a talha e os painéis de azulejos.

O templo, constituído por uma só nave de grandes proporções, tipicamente setecentista, é ladeado pelos arcos das capelas de inspiração maneirista e barroca.

Como visitar?

  • Acesso:

    Rua Dr. Manuel Augusto de Matos, Travessa das Escadinhas de Santiago e Rua Doutor Nobre, em Alcácer do Sal.

  • Horário:

    De terça a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18
    Sábado, das 10h às 12h30

  • Contacto:

    92 64 62 939

Igreja refletida na água

O seu exterior, sóbrio, despojado e retilíneo, contrasta com a riqueza do interior, onde se destacam as pinturas, a talha e os painéis de azulejos.

Mais impressões da Igreja de Santiago

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt