1
Barco na rampa de varadouro

Sines

Poderia iniciar o meu escrito referindo que Sines é uma cidade do Litoral Alentejano; tem o maior Porto do País e idem aspas, referindo números e uma parfenália de informações que em nada abonam ao gosto de viajar.

2
Casas com barra azul e porta vermelha e árvore

Porto Covo

Não se renda, apenas, ao traçado da praça central, deambular pelas ruas, conhecer a beira-mar e beber os tons que aqui dão vida: é seduzir-se na pureza do Alentejo. Aqui, onde a Terra toca o mar, tudo é luz de puro sentido. Porto Covo é vermelho, é azul e é mar.

3

Paramotor – Costa Norte – Sines: uma atividade em expansão na maior praia da Europa (45 km de Sines a Troia, de um areal inigualável).

4
Praia da Ilha do Pessegueiro - Concelho de Sines - Alentejo - AlentejoTurismo

Ir à ilha: um passeio obrigatório.

Ilha do Pessegueiro – uma curiosa ilha, no calmo improviso do poente, embeleza as águas de Porto Covo; uma viagem inesquecível.

5
Vista traseira de igreja

Vista traseira- Ermida de Nossa Senhora das Salas- Concelho de Sines

Com uma bela panorâmica sobre a baía e sobre o Porto de Pesca, a Ermida da Nossa Senhora das Salvas é um lugar imperdível, na sua viagem por Sines.

6
Estrada, campo verde e céu com nuvens

Quando chove, a Natureza não se faz de rogada e veste-nos o olhar de plena sedução. Por aqui, respira-se os tons da alegria.

Conhecida, sobretudo, pelas suas praias: a M1109 encanta em pureza e sedução. Siga o nosso roteiro: paisagens de cortar a respiração; praias intimistas, selvagens e rodeadas por altas falésias convidam ao surrealismo de um puro contacto com a Natureza. Cascatas, grutas, ilhéus, falésias, ribeiras, vida selvagem, lagoas, águas límpidas e puras constituem um dos últimos refúgios a nível europeu.

7

Luz, cor e sedução, convidam a passeios à beira mar, em qualquer estação (registo fotográfico: primavera).

Praia Vasco da Gama – a cidade de Sines, vaidosa, escorrega pela colina exibindo orgulhosa a mais bela saia bordada: uma formosa baía. Aconchegada, a Praia Vasco da Gama completa o cenário paisagístico, visível do alto da falésia.

8
Rota M1109 - Dunas floridas - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

No Concelho de Sines existem algumas das mais belas praias do mundo.

Praia da Plengana – uma praia íntima, sossegada e pouco frequentada: o que lhe confere privacidade mesmo durante a época alta.

9
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Uma duna, também chamada em português “medão” ou “medo”, é uma elevação (ou “monte”) de areia, com as formas características que a sua relação dinâmica com o vento lhe confere. A elevada variedade de flora, presente no litoral, confere uma maior beleza à praia.

Praia de Morgavel – convida a banhos, à paz e à tranquilidade. Um verdadeiro anti-stress oferecido pela mãe Natureza.

10
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

É também muito famosa entre surfistas, bodyboarders, pescadores e mergulhadores – pelas suas boas condições para a prática destes desportos. Tem alguns pequenos parques de estacionamento, com várias escadinhas de acesso, tem restaurante e uma escola de surf.

Praia de Vale Figueiros – Vieirinha – Sobejamente conhecida na região, faz as delícias da criançada. Possui um grande ilhéu – visitável na baixa-mar. É frequentada por surfistas, bodyboarders,  mergulhadores, pescadores e famílias com crianças. Na estrada siga a indicação “Pedra da Casca”. na Rota M1109.

11
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

É possível visitá-la de carro (por um caminho de terra) e possui lugares onde é possível estacionar. Não há restaurantes e garante um dia de pura comunhão com a Natureza.

Praia do Carreirinho da Luísa – de pequenas dimensões e abrigada do vento: ostenta águas límpidas; piscinas naturais de águas quentes; privacidade;  inúmeras poças onde é possível observar a diversidade de seres vivos presentes na zona “entre marés”.

12

Praia da Foz do Burrinho – selvagem, silenciosa – um paraíso. Na areia, observamos o excesso de afluência: inúmeras pegadas prendem o olhar. Lontras, aves, raposas e muitos outros animais repartem o extenso areal e as dunas.

13
A praia mais secreta do Mundo; Praia dos Canudos; Sines; Alentejo

Gigantescas formações esburacadas dão um toque surreal à misteriosa praia. Silenciosa, deserta, mágica e magnificente, revela-nos um cenário místico e sobrenatural. A praia mais secreta do Mundo; Praia dos Canudos; Sines; Alentejo.

A praia mais secreta do Mundo: Gigantescas formações esburacadas dão um toque surreal à misteriosa praia. Silenciosa, deserta, mágica e magnificente.

14
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Rota M1109: aconselha-se um passeio pelos trilhos dos pescadores, a pé.

Praia da Samoqueira – considerada, pelos que a visitam, uma das mais belas praias do Mundo (pelo cenário divino que nos envolve e acaricia). Intimista, serpenteia por entre os recortes na falésia oferecendo águas esmeralda, num ambiente paradisíaco. Caminhe a pé pelos trilhos dos pescadores e adira às selfies junto das avestruzes e dos burros que se encontram em frente à praia.

15
Praia do Poro Covinho - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Do alto da falésia, vislumbra-se um diminuto mas muito sedutor areal.

Praia do Porto Covinho – abrigada do vento, retrata, na perfeição, a imensidão do quero ali estar.

16
Praia abrigada do vento

De águas calmas e translúcidas, a praia aguarda-nos na sedução do seu formato: concha.

Praia do Serro da Águia – muito pequena, abrigada do vento, linda; um nicho ternurento entre as falésias.

17
Praia do Salto - Praia Naturista - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O naturismo é um conjunto de princípios éticos e comportamentais; preconiza um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver; defende a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.

Praia do Salto – com um ambiente de privacidade e tranquilidade, faz parte, desde 2002, do grupo restrito de praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal; é considerada a melhor das oito existentes no país.

18
Ilhéus na praia

Magia em pleno Alentejo.

Praia da Cerca Nova – apesar de não ser vigiada, as suas areias são limpas com regularidade e a qualidade das suas águas é visível ao olhar. Seduz, em pureza, do alto da falésia.

19
Praia Bandeira de Ouro 2018

Espaçosa e urbana, é abrigada e vigiada.

 Praia Grande de Porto Covo – a praia Grande integra a frente urbana de Porto Covo e é uma das mais procurada pelos turistas.

20
Praia abrigada do vento - Praia do Espingardeiro

A praia do espingardeiro é uma praia selvagem; situa-se na frente urbana de Porto Covo, entre a Praia do Banho e a Praia Grande de Porto Covo.

Praia do Espingardeiro – entre as falésias, é abrigada do vento e das marés. Meio selvagem proporciona um ambiente íntimo.

21
Banhos de 29

Este banho é um evento de cariz cultural com origens pagãs. Diz-se que o banho, nesse dia, vale por 9. Por tradição, as pessoas do interior deslocavam-se ao litoral com o intuito de se banhar.

Praia do Banho – deve o seu nome ao tradicional banho de 29 de agosto. Este banho é um evento de cariz cultural com origens pagãs. Diz-se que o banho, nesse dia, vale por 9. Por tradição, as pessoas do interior deslocavam-se ao litoral com o intuito de se banhar.

22
Falésias e praia

Praia junto a Porto Covo- concelho de Sines.

Praia da Gaivota – para aceder a este pequeno paraíso é necessário aguardar pela maré vazia: a entrada faz-se por uma reentrância na rocha, a partir da Praia do Banho.

23
Praia e arribas

A Praia Pequena integra a frente urbana de Porto Covo mas mantém a sua traça selvagem: muito pequena e constituída por pedras roliças rodeou-se de altas arribas.

Praia Pequena – em plena aldeia, existe uma praia que lhe confere silêncio, serenidade e puro contato com a Natureza: a Praia Pequena.

24
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Tranquila, meio selvagens e de águas translúcidas, acolhe-nos envolta na magia da ilha do Pessegueiro.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Tranquila, meio selvagens e de águas translúcidas, acolhe-nos envolta na magia da ilha do Pessegueiro. Sossego, paz e bem-estar são sobrenomes de uma praia que atraiu, ao longo dos tempos, os que necessitam do conforto da pura comunhão com a Natureza.
25
Trilho dos Pescadores - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Possui uma vista incrível sobre Porto Covo, as dunas e a Ilha do Pessegueiro; é aqui que se inicia a 1º etapa do Trilho dos Pescadores, Rota Vicentina- 120 km de caminhos pedestres, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras da Europa.

Praia da Engardaceira – Praia da Bica Vermelha

Possui uma vista incrível sobre Porto Covo, as dunas e a Ilha do Pessegueiro; é aqui que se inicia a 1º etapa do Trilho dos Pescadores, Rota Vicentina- 120 km de caminhos pedestres, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras  da Europa.
26

Flores nas dunas

Praia do Seizal

Um pequeno paraíso: uma piscina natural de água doce, uma ribeira, mar, areia, rochas, ilhéus e uma ilha.




Imperdível

O que comer?

  • As migas com peixe frito;
  • o arroz de caramujos, de lapas, de mexilhão ou de marisco;
  • a açorda de lapas e o feijão com marisco;
  • feijoada de búzios;
  • feijoada de choco;
  • as saladas de choco, de búzio ou de ovas;
  • percebes e ameijoas;
  • cavalas ou sardinhas alimadas;
  • peixe grelhado (escalado);
  •  sardinhas;
  • massa de peixe;
  • navalheiras e sapateira recheada;
  • açorda de marisco;
  • lulas;
  • caldeirada;
  • carapau alunado;
  •  filetes de pampo;
  • choco frito;
  • outros pratos alentejanos.
  • Doces: Vasquinhos e Areias.

Hotéis

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • image-429

    Casa do Mar




Booking.com




Booking.com

Restaurantes

Ver a etiqueta “O que comer?” (em Porto Covo e Sines).

Postos de assistência médica

Centro de Saúde de Sines

Morada:Alameda da Paz – Sines

Telefone Geral: 269 870 440

Horário :  de 2ª Feira a 6ª feira  (08:00 – 20:00)

Saúde 24

  • Telefone: 808 24 24 24

Hospital do Litoral Alentejano 

Postos de gasolina

Endereço: Av. Gen. Humberto Delgado 17, 7520-144 Sines

Estações de correio

LARGO JÚDICE FIALHO N.º 4 B, SINES
7520-999 SINES

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 18:00

Mais impressões de Concelho de Sines