1
Barco na rampa de varadouro

Sines

Poderia iniciar o meu escrito referindo que Sines é uma cidade do Litoral Alentejano; tem o maior Porto do País e idem aspas, referindo números e uma parfenália de informações que em nada abonam ao gosto de viajar.

2
Casas com barra azul e porta vermelha e árvore

Porto Covo

Não se renda, apenas, ao traçado da praça central, deambular pelas ruas, conhecer a beira-mar e beber os tons que aqui dão vida: é seduzir-se na pureza do Alentejo. Aqui, onde a Terra toca o mar, tudo é luz de puro sentido. Porto Covo é vermelho, é azul e é mar.

3

Paramotor – Costa Norte – Sines: uma atividade em expansão na maior praia da Europa (45 km de Sines a Troia, de um areal inigualável).

4
Praia da Ilha do Pessegueiro - Concelho de Sines - Alentejo - AlentejoTurismo

Ir à ilha: um passeio obrigatório.

Ilha do Pessegueiro – uma curiosa ilha, no calmo improviso do poente, embeleza as águas de Porto Covo; uma viagem inesquecível.

5
Vista traseira de igreja

Vista traseira- Ermida de Nossa Senhora das Salas- Concelho de Sines

Com uma bela panorâmica sobre a baía e sobre o Porto de Pesca, a Ermida da Nossa Senhora das Salvas é um lugar imperdível, na sua viagem por Sines.

6
Estrada, campo verde e céu com nuvens

Quando chove, a Natureza não se faz de rogada e veste-nos o olhar de plena sedução. Por aqui, respira-se os tons da alegria.

Conhecida, sobretudo, pelas suas praias: a M1109 encanta em pureza e sedução. Siga o nosso roteiro: paisagens de cortar a respiração; praias intimistas, selvagens e rodeadas por altas falésias convidam ao surrealismo de um puro contacto com a Natureza. Cascatas, grutas, ilhéus, falésias, ribeiras, vida selvagem, lagoas, águas límpidas e puras constituem um dos últimos refúgios a nível europeu.

7

Luz, cor e sedução, convidam a passeios à beira mar, em qualquer estação (registo fotográfico: primavera).

Praia Vasco da Gama – a cidade de Sines, vaidosa, escorrega pela colina exibindo orgulhosa a mais bela saia bordada: uma formosa baía. Aconchegada, a Praia Vasco da Gama completa o cenário paisagístico, visível do alto da falésia.

8
Rota M1109 - Dunas floridas - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

No Concelho de Sines existem algumas das mais belas praias do mundo.

Praia da Plengana – uma praia íntima, sossegada e pouco frequentada: o que lhe confere privacidade mesmo durante a época alta.

9
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Uma duna, também chamada em português “medão” ou “medo”, é uma elevação (ou “monte”) de areia, com as formas características que a sua relação dinâmica com o vento lhe confere. A elevada variedade de flora, presente no litoral, confere uma maior beleza à praia.

Praia de Morgavel – convida a banhos, à paz e à tranquilidade. Um verdadeiro anti-stress oferecido pela mãe Natureza.

10
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

É também muito famosa entre surfistas, bodyboarders, pescadores e mergulhadores – pelas suas boas condições para a prática destes desportos. Tem alguns pequenos parques de estacionamento, com várias escadinhas de acesso, tem restaurante e uma escola de surf.

Praia de Vale Figueiros – Vieirinha – Sobejamente conhecida na região, faz as delícias da criançada. Possui um grande ilhéu – visitável na baixa-mar. É frequentada por surfistas, bodyboarders,  mergulhadores, pescadores e famílias com crianças. Na estrada siga a indicação “Pedra da Casca”. na Rota M1109.

11
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

É possível visitá-la de carro (por um caminho de terra) e possui lugares onde é possível estacionar. Não há restaurantes e garante um dia de pura comunhão com a Natureza.

Praia do Carreirinho da Luísa – de pequenas dimensões e abrigada do vento: ostenta águas límpidas; piscinas naturais de águas quentes; privacidade;  inúmeras poças onde é possível observar a diversidade de seres vivos presentes na zona “entre marés”.

12

Praia da Foz do Burrinho – selvagem, silenciosa – um paraíso. Na areia, observamos o excesso de afluência: inúmeras pegadas prendem o olhar. Lontras, aves, raposas e muitos outros animais repartem o extenso areal e as dunas.

13
A praia mais secreta do Mundo; Praia dos Canudos; Sines; Alentejo

Gigantescas formações esburacadas dão um toque surreal à misteriosa praia. Silenciosa, deserta, mágica e magnificente, revela-nos um cenário místico e sobrenatural. A praia mais secreta do Mundo; Praia dos Canudos; Sines; Alentejo.

A praia mais secreta do Mundo: Gigantescas formações esburacadas dão um toque surreal à misteriosa praia. Silenciosa, deserta, mágica e magnificente.

14
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Rota M1109: aconselha-se um passeio pelos trilhos dos pescadores, a pé.

Praia da Samoqueira – considerada, pelos que a visitam, uma das mais belas praias do Mundo (pelo cenário divino que nos envolve e acaricia). Intimista, serpenteia por entre os recortes na falésia oferecendo águas esmeralda, num ambiente paradisíaco. Caminhe a pé pelos trilhos dos pescadores e adira às selfies junto das avestruzes e dos burros que se encontram em frente à praia.

15
Praia do Poro Covinho - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Do alto da falésia, vislumbra-se um diminuto mas muito sedutor areal.

Praia do Porto Covinho – abrigada do vento, retrata, na perfeição, a imensidão do quero ali estar.

16
Praia abrigada do vento

De águas calmas e translúcidas, a praia aguarda-nos na sedução do seu formato: concha.

Praia do Serro da Águia – muito pequena, abrigada do vento, linda; um nicho ternurento entre as falésias.

17
Praia do Salto - Praia Naturista - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O naturismo é um conjunto de princípios éticos e comportamentais; preconiza um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver; defende a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.

Praia do Salto – com um ambiente de privacidade e tranquilidade, faz parte, desde 2002, do grupo restrito de praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal; é considerada a melhor das oito existentes no país.

18
Ilhéus na praia

Magia em pleno Alentejo.

Praia da Cerca Nova – apesar de não ser vigiada, as suas areias são limpas com regularidade e a qualidade das suas águas é visível ao olhar. Seduz, em pureza, do alto da falésia.

19
Praia Bandeira de Ouro 2018

Espaçosa e urbana, é abrigada e vigiada.

 Praia Grande de Porto Covo – a praia Grande integra a frente urbana de Porto Covo e é uma das mais procurada pelos turistas.

20
Praia abrigada do vento - Praia do Espingardeiro

A praia do espingardeiro é uma praia selvagem; situa-se na frente urbana de Porto Covo, entre a Praia do Banho e a Praia Grande de Porto Covo.

Praia do Espingardeiro – entre as falésias, é abrigada do vento e das marés. Meio selvagem proporciona um ambiente íntimo.

21
Banhos de 29

Este banho é um evento de cariz cultural com origens pagãs. Diz-se que o banho, nesse dia, vale por 9. Por tradição, as pessoas do interior deslocavam-se ao litoral com o intuito de se banhar.

Praia do Banho – deve o seu nome ao tradicional banho de 29 de agosto. Este banho é um evento de cariz cultural com origens pagãs. Diz-se que o banho, nesse dia, vale por 9. Por tradição, as pessoas do interior deslocavam-se ao litoral com o intuito de se banhar.

22
Falésias e praia

Praia junto a Porto Covo- concelho de Sines.

Praia da Gaivota – para aceder a este pequeno paraíso é necessário aguardar pela maré vazia: a entrada faz-se por uma reentrância na rocha, a partir da Praia do Banho.

23
Praia e arribas

A Praia Pequena integra a frente urbana de Porto Covo mas mantém a sua traça selvagem: muito pequena e constituída por pedras roliças rodeou-se de altas arribas.

Praia Pequena – em plena aldeia, existe uma praia que lhe confere silêncio, serenidade e puro contato com a Natureza: a Praia Pequena.

24
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Tranquila, meio selvagens e de águas translúcidas, acolhe-nos envolta na magia da ilha do Pessegueiro.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Tranquila, meio selvagens e de águas translúcidas, acolhe-nos envolta na magia da ilha do Pessegueiro. Sossego, paz e bem-estar são sobrenomes de uma praia que atraiu, ao longo dos tempos, os que necessitam do conforto da pura comunhão com a Natureza.
25
Trilho dos Pescadores - Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Possui uma vista incrível sobre Porto Covo, as dunas e a Ilha do Pessegueiro; é aqui que se inicia a 1º etapa do Trilho dos Pescadores, Rota Vicentina- 120 km de caminhos pedestres, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras da Europa.

Praia da Engardaceira – Praia da Bica Vermelha

Possui uma vista incrível sobre Porto Covo, as dunas e a Ilha do Pessegueiro; é aqui que se inicia a 1º etapa do Trilho dos Pescadores, Rota Vicentina- 120 km de caminhos pedestres, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras  da Europa.
26

Flores nas dunas

Praia do Seizal

Um pequeno paraíso: uma piscina natural de água doce, uma ribeira, mar, areia, rochas, ilhéus e uma ilha.
27
Porto de Pesca de Sines

Porto de Pesca de Sines

Rota do Porto de Pesca de Sines

Rota do Porto de Pesca de Sines: paisagens de cortar a respiração e a simplicidade dos pescadores que, no velho cais, mantêm vivas as mais belas tradições.
28
Rota do Castelo de Sines

Pormenores do Castelo de Sines

Rota do Castelo de Sines

Rota do Castelo de Sines – além da magnitude das praias, a cidade encanta em pureza e sedução: um misto de tradicional e inovação coabitam em harmonia.




Imperdível

O que comer?

  • As migas com peixe frito;
  • o arroz de caramujos, de lapas, de mexilhão ou de marisco;
  • a açorda de lapas e o feijão com marisco;
  • feijoada de búzios;
  • feijoada de choco;
  • as saladas de choco, de búzio ou de ovas;
  • percebes e ameijoas;
  • cavalas ou sardinhas alimadas;
  • peixe grelhado (escalado);
  •  sardinhas;
  • massa de peixe;
  • navalheiras e sapateira recheada;
  • açorda de marisco;
  • lulas;
  • caldeirada;
  • carapau alunado;
  •  filetes de pampo;
  • choco frito;
  • outros pratos alentejanos.
  • Doces: Vasquinhos e Areias.

Onde dormir?



Booking.com

Festividades e romarias do Concelho de Sines



Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Castle in Blue Apartments

    Casa do Mar




Booking.com




Booking.com

Ver a etiqueta “O que comer?” (em Porto Covo e Sines).

Centro de Saúde de Sines

Morada:Alameda da Paz – Sines

Telefone Geral: 269 870 440

Horário :  de 2ª Feira a 6ª feira  (08:00 – 20:00)

Saúde 24

  • Telefone: 808 24 24 24

Hospital do Litoral Alentejano 

Endereço: Av. Gen. Humberto Delgado 17, 7520-144 Sines

LARGO JÚDICE FIALHO N.º 4 B, SINES
7520-999 SINES

Dias úteis : 09:00 – 12:30 , 14:00 – 18:00

Mais impressões de Concelho de Sines



Click here to add your own text