• Fotografias Premiadas

    I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo
    “Olhar a primavera no Alentejo”

Fotografias Premiadas

Após a decisão do Júri, do qual eu não fiz parte (por ser a única a conhecer os autores), é com imenso prazer que lhe apresentos os resultados finais do “I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo: Olhar a Primavera, no Alentejo” _ Fotografias Premiadas.

Por decisão do Júri: além das 10  fotografias que melhor representam “Olhar a primavera, no Alentejo”, Este decidiu-se, ainda, por incluír  duas Menções Honrosas. Do qual fazem parte: a fotografia mais votada pelo público e a fotografia que apresenta o texto que melhor define o “AlentejoTurismo“.

Por decisão do nosso patrocinador, “A Casinha do Rui”: todas as fotografias premiadas terão direito a 15% de desconto, numa estadia igual ou superior a 2 noites, e a um certificado (excepto a Fotografia vencedora).

A Fotografia vencedora: será premiada com 2 noites gratuítas e um desconto de 15%, se pretenter estender a sua estadia, por duas ou mais noites.

Para obter o seu prémio ligue: 912 569 272.

Brevemente, enviaremos, aos autores, o certificado de participação.

Parabéns a todos os concorrentes;

Guida Brito

AlentejoTurismo

A casinha do Rui




Fotografias premiadas

I Concurso fotográfico AlentejoTurismo: “Olhar a primavera, no Alentejo”

1º Lugar

73 - - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo

73 – Autora: Margarida Marreiros. Frase: O ouro do Alentejo “Meu amor quem me dera ir contigo por estes campos do Alentejo. Quem vai ver o AlentejoTurismo não passa sem lá voltar.” Localização: Azinhais

2º Lugar

47 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 47 – Autor: César Miguel Guerreiro Pires. Frase: “Quando uma imagem fala por si não são precisas palavras… Ir para o AlentejoTurismo é um encontro com a beleza, a paz e autenticidade.” Local : Amendoeira da Serra (Mértola) Boas viagens

3º Lugar

15- Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 15 – Autora: Catarina Pratas. Frase: ” Alentejoturismo, na primavera, pleno de cor.” Local de Captura:  Cercal.

4º Lugar

8-Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 8- Autor: Luís Manjerico. Frase: “AlentejoTurismo onde a natureza se funde com o homem”. Local : Campo Branco , concelho de Castro Verde, Reserva da Biosfera , patrimonio da Unesco Março de 2021

5º Lugar

45 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 45 – Autor: César Miguel Guerreiro Pires. Título/frase : “Cada cheiro, cada flor e o colorido fazem do Alentejo um jardim de sensações.”Local : Viana do Alentejo

6º Lugar

68 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 68 – Autor: Sérgio Rosa. Frase: No AlentejoTurismo, os telhados recebem com prazer e saber, suportam a vida na rudeza do clima e encantam quem deles quer saber. Localização: Portalegre

7º Lugar

31 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 31 – Autora: Lívia Vaqueira.  Frase: “Pétalas de neve e uma abelha no sol da Flor da Esteva, predominante na paisagem do AlentejoTurismo.” Local e data: 2021|Évora.

8º Lugar

Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 3- Autor: José Francisco Serrano. Frase: “Nesta primavera conheça a nossa biodiversidade com AlentejoTurismo”.  Local da captura: concelho de Cuba.

9º Lugar

57 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 57 – Autor: Sílvia Botelheiro. Frase: “A Seara: registando e olhando a seara de centeio e a sua envolvente paisagem alentejana por terras de Marvão, para divulgar em AlentejoTurismo”. Localização da captura fotográfica:- lugar de Cancelo do Ruivo, freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão.

10º Lugar

36 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo 36 – Autor: José Botelheiro. Frase: “Proporcionado por AlentejoTurismo, divulgo o meu olhar sobre a Primavera de 2020 ao redor do Chafurdão do Polvarinho, em terras do Norte Alentejano.” Localização da captura fotográfica:- lugar de Relva, freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão.




Menções Honrosas

Fotografias Premiadas



Fotografia mais votada pelo Público

50 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo

51 – Menção Honrosa: Fotografia mais votada pelo Público. Autor:  Duarte Gonçaves. Frase: “O conforto da tradição é AlentejoTurismo”. Local: Ervidel.

Biografia de Duarte Goncalves

Duarte Miguel Parreira Goncalves, nasceu em 1983, em Santiago do Cacém. É natural de Melides, no Concelho de Grândola e sempre viveu em Vila Nova de Santo André. Formou-se em Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho e trabalha há mais 14 anos numa empresa, na Refinaria de Sines.

Foram as corridas de toiros que lhe trouxeram o gosto pela fotografia, incentivado pela amiga e cavaleira Sónia Matias, que, por várias vezes, aludia à forma e qualidade com que tirava as fotografias, referindo que conseguia sempre captar o momento certo. É nessa altura que decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos relativamente às técnicas de fotografia e tratamento de imagem. 

Começou, então, a fotografar, como hobby, amigos, eventos e acontecimentos locais… As solicitações passaram a aumentar e a fotografia assume um papel de “segunda profissão” na sua vida.

Tornou-se fotógrafo por paixão e com a máquina fotográfica na mão, só pensa em captar um momento certo, numa perfeita sinergia entre o homem e a câmara. 

Como freelancer, passou, assim, a fazer reportagens fotográficas para meios de comunicação social, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, procurando responder à captação dos acontecimentos diversos na comunidade local. 

Desde 2016, a convite do grande senhor Augusto Almeida, passou a ser fotógrafo da Federação Portuguesa de Orientação, em vários eventos. Teve, também, a oportunidade de acompanhar a seleção de Orientação-BTT no estrangeiro. Destaca um momento em especial, em 2017, numa prova da Taça de Portugal de Orientação – BTT, na Aldeia dos Chãos – Santiago do Cacém, com a captação de um momento marcante da Campeã Nacional e do Mundo, Susana Pontes, num dia de prova com condições atmosféricas adversas. A foto da Campeã com a bicicleta à mão foi extremamente impactante nas redes sociais. Foi nessa fotografia que obteve o seu primeiro prémio na categoria de Desporto.   

Dedica-se ao máximo em todos os trabalhos que realiza. Admira e respeita sempre o que fotografa, impondo nos seus trabalhos qualidade, eficiência, técnica e boa apresentação.

São os olhares, as emoções, as expressões, os sorrisos e até as lágrimas que despertam a sua atenção para a captação de um momento. Tem o objetivo principal de tornar, esse momento, uma memória.

As fotografias são as histórias que conta. Histórias de momentos vividos com emoções muito diversas. Permitir que essas histórias possam permanecer na memória de quem as vive e que possam ser recontadas pela imagem, é o que verdadeiramente o move no mundo maravilhoso da arte de fotografar.

Cuida sempre dos seus sonhos e expectativas. Por isso, cada detalhe tem a sua importância, cada evento tem um desafio e uma história a ser contada por detrás das suas lentes.

Melhor texto

Mar, metade da minha alma é feita de maresia. A outra metade? De AlentejoTurismo.

25 - Exposição das fotografias concorrentes: “Olhar a primavera, no Alentejo”; I Concurso Fotográfico AlentejoTurismo

25 -Menção Honrosa: Melhor Texto. Autora: Beatriz Raposo. Local: Aldeia da Luz – Descrição: Mar, metade da minha alma é feita de maresia. A outra metade? De AlentejoTurismo.

Biografia de Beatriz Raposo

O meu nome é Beatriz, tenho 22 anos, nasci e cresci em Sines e estou neste momento a terminar o mestrado em Engenharia Biomédica. Foi aos 9 anos que comecei a tocar piano e foi com isso que percebi que precisava de criatividade na minha vida.

Considero que a engenharia, associada à área da saúde que tanto me interessa, contribui para colmatar essa necessidade.

A faculdade trouxe-me ainda a oportunidade de fazer parte da equipa de design de um núcleo estudantil, do qual hoje sou vice presidente. Foi ainda na faculdade que começou o meu interesse pela fotografia como forma de captar momentos inesquecíveis.

Aos 20 anos, antes de partir para a Bélgica por 6 meses no âmbito do programa Eramus, decidi investir as minhas poupanças numa máquina fotográfica e num curso de iniciação à fotografia.

Apesar desta mesma máquina (e eu própria) ter experienciado uma queda a um lago na bela cidade de Ghent, sobreviveu heroicamente e foi útil a captar imagens em cidades como Bruges, Paris, Amsterdão, Utrecht, Praga, Viena, entre outras.

A pandemia fez com que valorizasse e descobrisse mais recantos de Portugal e, em particular, do nosso Alentejo.

Entre estes, realço Porto Côvo e a Aldeia da Luz, que se encontram retratados nas fotos 25 com a descrição “Mar, metade da minha alma é feita de maresia. A outra metade? De AlentejoTurismo” e 27 com a descrição “Olhando o mundo azul no AlentejoTurismo”, respetivamente.

Parabéns, obrigada pela sua participação.

AlentejoTurismo

A Casinha do Rui



 

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt