• Rolão

    Povoação do Concelho de Castro Verde

    Duas casas em Rolão
Banco em frente a casa..

Casa típica- monte do Rolão- concelho de Castro Verde.

Em plena Reserva da Biosfera da UNESCO de Castro Verde encontramos o monte do Rolão. Saia de Castro Verde em direção a Mértola; vire à direita (poucos quilómetros depois) seguindo a indicação Santa Bárbara de Padrões; a dois quilómetros encontra-o à sua esquerda.

Ruas lavadas, casas caiadas despertam-nos ao primeiro olhar. O povoado é pequeno e a maioria das casas estão desabitadas.

Pé de vinha em frente a casa.

Casa típica- monte do Rolão- concelho de Castro Verde.

São as práticas dos seus cerca de 55 habitantes (a par de muitos outros no Concelho de Castro Verde) que fazem da região um Ecossistema Humanizado de Alto Valor Natural: a atividade agrícola coexiste em plena comunhão com a conservação da paisagem e da Natureza – práticas ancestrais, de uma agricultura extensiva, têm vindo a permitir um grande crescimento de populações de aves que se encontravam quase extintas.

Não falo, apenas, do peneireiro-das-torres e do sisão; refiro-me à maior ave da Europa, aquela que me fascina e procurarei fotografar brevemente: a abetarda. Foi a simbiose perfeita entre o homem e o meio que permitiu que esta ave de grande porte aqui nidifique e crie os pintos (quase frangos se tivermos em conta o seu tamanho).

Ruas limpas e casas caiadas- típico das localidades alentejanas.

Rua do monte do Rolão – concelho de Castro Verde

A localidade é linda: um branco caiado na planície alentejana. Ao raiar da madrugada já se ouvem os primeiros acordes da Rádio Castrense enquanto se responde às lides do viver no monte e no interior alentejano. Um “Bom dia” e uma paragem no tempo são permissivos dos olhares indagantes sobre a desconhecida fotógrafa (eu).

Num monte que é muito mas menos que aldeia (Monte – cuja significação ninguém percebe muito bem) a curiosidade ocupa as conversas dos que são vizinhos. Mais visível do que na TV, fui fotografando sabendo-me no enquadramento de todas as frestas e janelas.

Pontos de interesse em Rolão



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • porto de pesca sines01 768x512

    A casinha do Rui

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

    • 222130618 768x512

    Castle in Blue Apartments

Toggle Content goes here

Outros roteiros




Mais impressões de Rolão

Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt