• Ribeira das Piçarras

    Património do Concelho de Castro Verde

    Barranco na Primavera
Barranco

As áreas agrícolas na área da ZPE de Piçarras, tal como em toda a região do Campo Branco, são exploradas num regime de rotação tradicional de parcelas, variando os anos de exploração em função da maior ou menor fertilidade do solo.

A Ribeira das Piçarras é fonte de vida na região e proporciona passeio pedestres inesquecíveis.

Os campos envolventes integram   a  Zona de Proteção Especial de Piçarras – criada com o objetivo de aumentar a área de proteção de espécies de aves estepárias em riscos de extinção. A Abetada, a cegonha, a garça, o francelho, o  peneireiro-das-torres, o sisão, o alcaravão, o rolieiro,  o grou, a águia-caçadeira, o tartaranhão, o cortiçol de barriga-preta, a calhandra-real … são aves que consolidam os seus habitats nesta zona.

Casa abandonada, sobreiros e lago

A pecuária tem aqui um carácter extensivo, com predominância histórica e atual de ovinos.

Segundo a informação disponibilizada pelo Município de Castro Verde: “ a paisagem da ZPE das Piçarras pode caraterizar-se pela existência de algumas tipologias dominantes de ocupação dos solos que, por sua vez, proporcionam habitats distintos a um leque alargado de fauna e, em particular, da avifauna típica da pseudo-estepe.

A estepe cerealífera, que se carateriza pelo desenvolvimento de culturas arvenses de sequeiro de Inverno, é particularmente apta para a consolidação dos habitats da abetarda, do peneireiro-das-torres, do sisão, do alcaravão, do rolieiro, do grou, da águia-caçadeira, do tartaranhão, do cortiçol de barriga-preta ou da calhandra-real.

O montado, onde para além das espécies referidas anteriormente, são aqui particularmente importantes a existência dos chapins, da águia de asa redonda, do peneireiro-cinzento ou da felosa.

E, se associados aos matos, especialmente de esteva, se destacam a felosa e a toutinegra, nas manchas mais húmidas, junto a charcas e linhas de água, são aqui muito comuns o pato-real, o galeirão, a galinha de água ou o mergulhão pequeno.”




Barranco na primavera

Segundo a informação disponibilizada pelo Município de Castro Verde: “ a paisagem da ZPE das Piçarras pode caraterizar-se pela existência de algumas tipologias dominantes de ocupação dos solos que, por sua vez, proporcionam habitats distintos a um leque alargado de fauna e, em particular, da avifauna típica da pseudo-estepe.”

Lugar aconselhado por alentejoturismo.pt

Pontos de interesse em Ribeira das Piçarras

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Casa da Fonte da Perdiz

O AlentejoTurismo aconselha que reserve um prato tradicional, do Baixo Alentejo, na Casa da Fonte da Perdiz

    Casa da Fonte da Perdiz

Centro de Saúde de Castro Verde

Rua General Humberto Delgado
7780 – 909 Castro Verde
Telefone: 286 320 140
Fax: 286 328 548

Linha Saúde 24

Iniciativa do Ministério da Saúde, disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

Telefone: 808 242424

Hospital José Joaquim Fernandes

Morada: Rua Dr. António Fernando Covas Lima
7801-849 BEJA

Telefone: 284 310 200

Morada

Rua da Seara Nova
Castro Verde

Horário

Aberto das 08:00 às 20:30

Morada:

Rua Morais Sarmento, n.º 4
7780-999 Castro Verde

Dias úteis: das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

Mais impressões da Ribeira das Piçarras

Guida Brito
Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt