• O segredo dos garrafões de água

    Curiosidades do Alentejo

Casa tradicional do Alentejo

Imaginação e sabedoria definem as gentes alentejanas. Do pouco se faz muito e a beleza do ser está patente em todos os recantos. Os garrafões de água, colocados juntos às habitações,evitam que os cães do povoado(por hábito, passeiam livremente pelas ruas) ali urinem, aquando da demarcação do território.

Imaginação e sabedoria definem as gentes alentejanas.

Do pouco se faz muito e a beleza do ser está patente em todos os recantos.

Do lixo se faz luxo e tudo tem uma função. As embalagens plásticas são uso comum numa reciclagem muito própria e insólita: os garrafões de água, colocados juntos às habitações, evitam que os cães do povoado (por hábito, passeiam livremente pelas ruas) ali urinem, aquando da demarcação do território.



Click here to add your own text

Rua de casas coloridas e cão

A ruralidade em tons que cativam.

Ao verem-se refletidos na água, os caninos, assustados e sem vontade de lutas territoriais,  repensam as suas necessidades e demarcam o que lhes pertence mais à frente – lá para os lados da incauta vizinhança.

Como visitar?

  • Facilmente observáveis: nos montes, nas aldeias e nas cidades do Alentejo.

Pontos de interesse em Alentejo



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • casa da ti catrina004 768x576

    Casa da Ti Catrina

    • porto de pesca sines01 768x512

    A casinha do Rui

    • 206863284 768x576

    Calmaria Guesthouse

    • 142342661 768x576

    Chalé da Baía

    • 211679314 1 768x512

    Casa do Escritor

Mais impressões de Segredos dos garrafões de àgua

Escreva o seu comentário.




Facebook Comentários bem-vindos
Guida Brito
Author: Guida Brito

Apaixonada pelo Alentejo; escrevo-o de forma sentida e vivida. Abraço e acarinho a simplicidade e a pureza de ser dos meus avós e do meu Pai: é esse o Alentejo que vos conto; o que se esconde entre as flores da primavera e o cheiro das primeiras chuvas. Escrevo o ultimo reduto, o recanto por desbravar; o encanto da ancestralidade que permanece pura e proba no dourado da planície ou nos recortes do litoral. Escrevo: os poejos, a açorda, a janela, a soleira, o cata-vento, a chaminé, o rio, a primavera… escrevo gentes nobres; escrevo o banco da rua; escrevo as tabernas … escrevo lugares; escrevo a simplicidade; escrevo amor. AlentejoTurismo é um sonho; é um conto de uma história real contada no sentar ao fresco, na brandura das quentes noites de verão. AlentejoTurismo é transmissão de conhecimento que o orienta num Alentejo por desbravar. Com carinho. A autora: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt