
As crias dos pombos chamam-se “borrachos” e são alimentados pelos pais durantes os primeiros dias com uma substância que os pais regurgitam – borrachos – pombos – Alentejo
Borrachos e Machos
Sabe o que são borrachos? E machos?
Engana-se.
Os borrachos
No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer uns borrachos” faz todo o sentido e é, comummente, proferida pelos seus habitantes.
Os borrachos integram a gastronomia alentejana e são uma excelente iguaria que pode encontrar, a pedido, em qualquer velha taberna.

Sabe o que são borrachos? E machos? Engana-se. No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer um borracho” faz todo o sentido e é, comumente, proferida pelos seus habitantes – borrachos – pombos – Alentejo.
Os machos
Os machos: contrariamente ao que seria suposto, são estéreis. O macho é um mamífero híbrido originário do cruzamento de um cavalo e de uma burra. A esterilidade advém do número irregular de cromossomas.
Devido à sua robustez e adaptabilidade são usados na montaria, no transporte de carga e os responsáveis pelo movimento das carroças.
Borrachos e Machos – no Alentejo, “comem-se borrachos e montam-se machos”. Os textos de cariz brincalhão fazem justiça à simplicidade das gentes do Alentejo.