• Borrachos e Machos

    Curiosidades do Alentejo

Borrachos – pombos - Alentejo

As crias dos pombos chamam-se “borrachos” e são alimentados pelos pais durantes os primeiros dias com uma substância que os pais regurgitam – borrachos – pombos – Alentejo

Borrachos e Machos

Sabe o que são borrachos? E machos?

Engana-se.

Os borrachos

No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer uns borrachos” faz todo o sentido e é, comummente, proferida pelos seus habitantes.

Os borrachos integram a gastronomia alentejana e são uma excelente iguaria que pode encontrar, a pedido, em qualquer velha taberna.



Borrachos – pombos - Alentejo

Sabe o que são borrachos? E machos? Engana-se. No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer um borracho” faz todo o sentido e é, comumente, proferida pelos seus habitantes – borrachos – pombos – Alentejo.

Os machos

Os machos: contrariamente ao que seria suposto, são estéreis. O macho é um mamífero híbrido originário do cruzamento de um cavalo e de uma burra. A esterilidade advém do número irregular de cromossomas.

Devido à sua robustez e adaptabilidade são usados na montaria,  no transporte de carga e os responsáveis  pelo movimento das carroças.

Borrachos e Machos – no Alentejo, “comem-se borrachos e montam-se  machos”. Os  textos de cariz brincalhão fazem justiça à simplicidade das gentes do Alentejo.

Como visitar?

  • Facilmente observáveis: nos montes, nas aldeias e nas cidades do Alentejo.

Pontos de interesse em Alentejo

Alojamento



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • image-1945

    A minha casa

    • image-1915

    Monte da Redonda: uma história de amor

    • image-1320

    Allmar Hostel – Sines

    • image-690

    Casa de Marmelar

    • image-479

    Monte da Azinheira Grande

Mais impressões de Borrachos e Machos



Facebook Comentários bem-vindos
© Copyright - AlentejoTurismo.pt