• Borrachos e Machos

    Curiosidades do Alentejo

Borrachos – pombos - Alentejo

As crias dos pombos chamam-se “borrachos” e são alimentados pelos pais durantes os primeiros dias com uma substância que os pais regurgitam – borrachos – pombos – Alentejo

Borrachos e Machos

Sabe o que são borrachos? E machos?

Engana-se.

Os borrachos

No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer uns borrachos” faz todo o sentido e é, comummente, proferida pelos seus habitantes.

Os borrachos integram a gastronomia alentejana e são uma excelente iguaria que pode encontrar, a pedido, em qualquer velha taberna.



Borrachos – pombos - Alentejo

Sabe o que são borrachos? E machos? Engana-se. No Alentejo, as crias dos pombos denominam-se borrachos; pelo que, a expressão “vou comer um borracho” faz todo o sentido e é, comumente, proferida pelos seus habitantes – borrachos – pombos – Alentejo.

Os machos

Os machos: contrariamente ao que seria suposto, são estéreis. O macho é um mamífero híbrido originário do cruzamento de um cavalo e de uma burra. A esterilidade advém do número irregular de cromossomas.

Devido à sua robustez e adaptabilidade são usados na montaria,  no transporte de carga e os responsáveis  pelo movimento das carroças.

Borrachos e Machos – no Alentejo, “comem-se borrachos e montam-se  machos”. Os  textos de cariz brincalhão fazem justiça à simplicidade das gentes do Alentejo.

Como visitar?

  • Facilmente observáveis: nos montes, nas aldeias e nas cidades do Alentejo.

Pontos de interesse em Alentejo



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Calmaria Guesthouse

    Chalé da Baía

    Casa do Escritor

    Castle in Blue Apartments

    Hotel Apartamento Sinerama

Mais impressões de Borrachos e Machos



Guida Brito
Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt