• Atubras - trufas alentejanas

    Concelho de Mértola

Atubras - trufas alentejanas - Concelho de Mértola - Alentejo

O seu arranjo não é muito fácil, são lavadas, escovadas e com pequeno canivete retiram-se as partes escuras. Após este trabalho exaustivo, cortam-se em lâminas muito finas e dão origem a pratos gastronómicos muito apreciados na região: atubras com ovos; atubras com ovos e linguiça, atubras com feijão branco e sopas de atubras; atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

Atubras ou trufas alentejanas

Em Portugal, existem algumas zonas onde se desenvolvem as trufas (vulgarmente designadas túberas, túbaras, atubras), com maior incidência no Alentejo e no Ribatejo.

No entanto, a trufa branca ou atubra (assim designada pelos habitantes locais)  dos Concelhos de Mértola e de Castro Verde são únicas em termos de sabor, odor e textura. Os seus preços distam, em muito, dos milhares de euros praticados na região francesa do Drôme ou em Alba, no Piemonte italiano, mas a sua qualidade em nada é inferior (garanto eu que já degustei as alentejanas e as  francesas).

Campos na primavera - ida às atubras (trufas alentejanas) - concelho de Mértola - Alentejo

Esteva; campos na primavera – ida às atubras (trufas alentejanas) – concelho de Mértola – Alentejo

O segredo das atubras ou trufas alentejanas

Contrariamente a outras zonas, no Alentejo, não são necessários cães ou porcos para as detetar:  a prática de anos ensinou o olhar a detetar pequenas falhas na terra, em zonas onde predominam as estevas, expostas ao lateral do nascer do sol.

Nem todos os terrenos são bons para o seu desenvolvimento; o trufeiro alentejano guarda os seus locais no mais secreto dos segredos.

A aprendizagem desta arte iniciou-se na infância no seio da família (transmitida de pais para filhos)  e é um conhecimento que não se reparte.

Não adianta seguir o trufeiro com o intuito de conhecer o seu local: se se souber seguido jamais caminhará nesse sentido. Vende as trufas ou atubras alentejanas a conhecidos pela módica quantia de 30 ou 40€ por kg.





Estevas - Campos na primavera – atubras ou trufas alentejanas - concelho de Mértola - Alentejo

Em plena primavera, os campos estão mesclados de tons que contrastam e dão vida ao azul do céu: o passeio (de muitos quilómetros a pé) revela-se magnânimo; atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

A minha ida às atubras

Através de amigas, lá me fui insinuando e consegui acompanhar uma trufeira de Mértola.

Em plena primavera, os campos estão mesclados de tons que contrastam e dão vida ao azul do céu: o passeio (de muitos quilómetros a pé) revela-se magnânimo.

Não é uma tarefa fácil, é necessário caminhar com lentidão e pesquisar atentamente todo o terreno. Ao encontrar a característica rachadela no terreno, sacha-se de forma a não magoar ou destruir a trufa (atubra). Fui uma sortuda: consegui apanhar 1 kg.

Perdoem-me, agora que sou trufeira: também eu, não vou revelar os locais onde, provavelmente, após as primeiras chuvas do ano, poderemos encontrar alguns espécimes.

Atubras - trufas alentejanas - Concelho de Mértola - Alentejo

Não é uma tarefa fácil, é necessário caminhar com lentidão e pesquisar atentamente todo o terreno. Ao encontrar a característica rachadela no terreno, sacha-se de forma a não magoar ou destruir a trufa (atubra); atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

Como confecionar as atubras?

O seu arranjo não é muito fácil, são lavadas, escovadas e, com um pequeno canivete, retiram-se as partes escuras. Após este trabalho exaustivo, cortam-se em lâminas muito finas e dão origem a pratos gastronómicos muito apreciados: atubras com ovos; atubras com ovos e linguiça, atubras com feijão branco e sopas de atubras.

Em Mértola, encontra alguns restaurantes que as detêm na sua ementa; embora não diariamente (encontram-se dependentes da apanha do trufeiro).

Pessoalmente, prefiro-as com ovos. O seu sabor e textura é tão divinal que anseio pela chegada da sua época (de fevereiro a março).

Pontos de interesse no Alentejo

Alojamento



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    • image-1945

    A minha casa

    • image-1915

    Monte da Redonda: uma história de amor

    • image-1320

    Allmar Hostel – Sines

    • image-690

    Casa de Marmelar

    • image-479

    Monte da Azinheira Grande

Roteiros

Postos de assistência médica

Hospital Santa Luzia de Elvas

Rua Mariana Martins – Apartado 242 –

7350-954 Elvas

268 637 600

Hospital Doutor José Maria Grande – Portalegre

Av. de Santo António –

7300-853 Portalegre

245 301 000

Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E.

Av. de Santo António –

7300-853 Portalegre

245 301 000

Hospital de São Paulo – Serpa

Largo de São Paulo

7830-386 Serpa

284 544 715

Hospital José Joaquim Fernandes – Beja

Rua Dr. António Fernando Covas Lima –

7801-849 Beja

284 310 200

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E.

Rua Dr. António Fernando Covas Lima –

7801-849 Beja

284 310 200

Hospital do Litoral Alentejo – Santiago do Cacém

Monte do Gilbardinho – Estrada Nacional 261

7540-230 Santiago do Cacém

269 818 100

Hospital Espírito Santo, E.P.E. – Évora

Largo Senhor da Pobreza –

7000-811 Évora

266 740 100

Saúde 24 – 808 24 24 24

Mais impressões no Alentejo

Facebook Comentários bem-vindos

Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt