• Atubras - trufas alentejanas

    Concelho de Mértola

Atubras - trufas alentejanas - Concelho de Mértola - Alentejo

O seu arranjo não é muito fácil, são lavadas, escovadas e com pequeno canivete retiram-se as partes escuras. Após este trabalho exaustivo, cortam-se em lâminas muito finas e dão origem a pratos gastronómicos muito apreciados na região: atubras com ovos; atubras com ovos e linguiça, atubras com feijão branco e sopas de atubras; atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

Atubras ou trufas alentejanas

Em Portugal, existem algumas zonas onde se desenvolvem as trufas (vulgarmente designadas túberas, túbaras, atubras), com maior incidência no Alentejo e no Ribatejo.

No entanto, a trufa branca ou atubra (assim designada pelos habitantes locais)  dos Concelhos de Mértola e de Castro Verde são únicas em termos de sabor, odor e textura. Os seus preços distam, em muito, dos milhares de euros praticados na região francesa do Drôme ou em Alba, no Piemonte italiano, mas a sua qualidade em nada é inferior (garanto eu que já degustei as alentejanas e as  francesas).

Campos na primavera - ida às atubras (trufas alentejanas) - concelho de Mértola - Alentejo

Esteva; campos na primavera – ida às atubras (trufas alentejanas) – concelho de Mértola – Alentejo

O segredo das atubras ou trufas alentejanas

Contrariamente a outras zonas, no Alentejo, não são necessários cães ou porcos para as detetar:  a prática de anos ensinou o olhar a detetar pequenas falhas na terra, em zonas onde predominam as estevas, expostas ao lateral do nascer do sol.

Nem todos os terrenos são bons para o seu desenvolvimento; o trufeiro alentejano guarda os seus locais no mais secreto dos segredos.

A aprendizagem desta arte iniciou-se na infância no seio da família (transmitida de pais para filhos)  e é um conhecimento que não se reparte.

Não adianta seguir o trufeiro com o intuito de conhecer o seu local: se se souber seguido jamais caminhará nesse sentido. Vende as trufas ou atubras alentejanas a conhecidos pela módica quantia de 30 ou 40€ por kg.





Estevas - Campos na primavera – atubras ou trufas alentejanas - concelho de Mértola - Alentejo

Em plena primavera, os campos estão mesclados de tons que contrastam e dão vida ao azul do céu: o passeio (de muitos quilómetros a pé) revela-se magnânimo; atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

A minha ida às atubras

Através de amigas, lá me fui insinuando e consegui acompanhar uma trufeira de Mértola.

Em plena primavera, os campos estão mesclados de tons que contrastam e dão vida ao azul do céu: o passeio (de muitos quilómetros a pé) revela-se magnânimo.

Não é uma tarefa fácil, é necessário caminhar com lentidão e pesquisar atentamente todo o terreno. Ao encontrar a característica rachadela no terreno, sacha-se de forma a não magoar ou destruir a trufa (atubra). Fui uma sortuda: consegui apanhar 1 kg.

Perdoem-me, agora que sou trufeira: também eu, não vou revelar os locais onde, provavelmente, após as primeiras chuvas do ano, poderemos encontrar alguns espécimes.

Atubras - trufas alentejanas - Concelho de Mértola - Alentejo

Não é uma tarefa fácil, é necessário caminhar com lentidão e pesquisar atentamente todo o terreno. Ao encontrar a característica rachadela no terreno, sacha-se de forma a não magoar ou destruir a trufa (atubra); atubras ou trufas alentejanas; Alentejo.

Como confecionar as atubras?

O seu arranjo não é muito fácil, são lavadas, escovadas e, com um pequeno canivete, retiram-se as partes escuras. Após este trabalho exaustivo, cortam-se em lâminas muito finas e dão origem a pratos gastronómicos muito apreciados: atubras com ovos; atubras com ovos e linguiça, atubras com feijão branco e sopas de atubras.

Em Mértola, encontra alguns restaurantes que as detêm na sua ementa; embora não diariamente (encontram-se dependentes da apanha do trufeiro).

Pessoalmente, prefiro-as com ovos. O seu sabor e textura é tão divinal que anseio pela chegada da sua época (de fevereiro a março).

Pontos de interesse no Alentejo



Booking.com

Alojamentos recomendados por alentejoturismo.pt

    Calmaria Guesthouse

    Chalé da Baía

    Casa do Escritor

    Castle in Blue Apartments

    Hotel Apartamento Sinerama

Hospital Santa Luzia de Elvas

Rua Mariana Martins – Apartado 242 –

7350-954 Elvas

268 637 600

Hospital Doutor José Maria Grande – Portalegre

Av. de Santo António –

7300-853 Portalegre

245 301 000

Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E.

Av. de Santo António –

7300-853 Portalegre

245 301 000

Hospital de São Paulo – Serpa

Largo de São Paulo

7830-386 Serpa

284 544 715

Hospital José Joaquim Fernandes – Beja

Rua Dr. António Fernando Covas Lima –

7801-849 Beja

284 310 200

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E.

Rua Dr. António Fernando Covas Lima –

7801-849 Beja

284 310 200

Hospital do Litoral Alentejo – Santiago do Cacém

Monte do Gilbardinho – Estrada Nacional 261

7540-230 Santiago do Cacém

269 818 100

Hospital Espírito Santo, E.P.E. – Évora

Largo Senhor da Pobreza –

7000-811 Évora

266 740 100

Saúde 24 – 808 24 24 24

Mais impressões no Alentejo

Guida Brito
Author: Guida Brito

© Copyright - AlentejoTurismo.pt